Dormir mal pode causar doenças

2015-04-10_190211
Pressão alta, ansiedade, falhas de memória, obesidade e, indiretamente, outras doenças como diabetes e problemas cardíacos, são alguns dos malefícios de não dormir bem

Pressão alta, ansiedade, falhas de memória, obesidade e, indiretamente, outras doenças como diabetes e problemas cardíacos, são alguns dos malefícios de não dormir bem

Estudos comprovam que a qualidade do sono está diretamente ligada à qualidade de vida do indivíduo, e, por isso, a privação de uma boa noite de sono pode causar problemas, como irritabilidade, cansaço e baixa produtividade
Segundo o Dr. Paulo Camiz, clínico geral e professor do Hospital das Clínicas e da USP (Universidade de São Paulo), é, durante o sono, que o corpo realiza diversas funções importantes para manter a saúde em dia. “O sono em REM, que é oestágio em que ocorrem os sonhos, é caracterizado pelo maior relaxamento dos músculos e é importante para a mente, pois ajuda na fixação da memória e consolidação dos conhecimentos adquiridos no dia anterior. Já o sono não REM é responsável pelo descanso físico”, diz.
O médico afirma que dormir mal, no longo prazo, pode trazer complicações sérias, como pressão alta, ansiedade, falhas de memória e dificuldade para emagrecer. “A pessoa que não dorme direito tende a comer mais e não consegue perder peso, o que pode acarretar obesidade e, indiretamente, outras doenças – entre elas, diabetes e problemas cardíacos.”
Para o Camiz, o ideal é dormir, em média, 7 ou 8 horas por noite, porém a necessidade varia de indivíduo para indivíduo, ressaltan que existe uma tendência dessa necessidade ir diminuindo ao longo da vida.
Para quem não consegue dormir direito a sugestão do médico é buscar ajuda profissional: “Existe uma série de condições que afetam o sono. Ansiedade, depressão, tireoide, uso de remédios etc. Para recuperar o sono, é preciso tratar a causa e não o sintoma”.
Na grande maioria das vezes um colchão adequado é a solução. Já existe no mercado colchões feito sob medida para o peso, altura, largura de ombros e quadris de cada indivíduo.
Quanto vale uma noite bem dormida para o rendimento do seu dia e sua saúde?