Dormir bem melhora o metabolismo e diminui necessida de insulina

2015-04-10_190211

​Um dos segredos para uma vida saudável é ter boas noites de sono. De acordo com um levantamento feito pelo Hospital Sírio-Libanês, um dos mais conceituados do país, dormir bem contribui para a melhora do metabolismo, ter disposição e prevenir doenças crônicas. Por isso, uma noite de sono mal dormida pode aumentar a necessidade do corpo por insulina em até 30% de um dia para o outro. “É como ter comido um prato de macarrão, levando a ganho de peso em longo prazo. Pessoas que dormem menos de 7h às vezes não se sentem cansadas com a falta de sono. Contudo, elas já apresentam alterações associadas a baixa qualidade do sono”, observa Renato Zilli, endocrinologista da casa de saúde.
Indo mais além, em uma pesquisa desenvolvida por cientistas da Endocrine Society, dormir pouco também pode aumentar o risco de osteoporose e de fraturas. O motivo seria que, sem o sono adequado, o esqueleto humano acaba não se renovando. Outros estudos apontam que a apneia do sono (um distúrbio grave, mais associado a obesidade) também poderia levar à osteoporose.
Para conseguir ter uma noite de sono mais tranquila, especialistas não indicam a ingestão de gorduras e carboidratos simples à noite. Ainda, que a televisão seja desligada e a luminosidade da casa seja diminuída uma hora antes do sono. Em complementação à isso, os profissionais da medicina orientam a escolha de um colchão adequado.
Uma das apostas do mercado da tecnologia para esta contribuição é o colchão inteligente, que trabalha com densidades inteligentes. Para preservar sua coluna e encontrar o colchão ideal, o endereço recomendado em Bento Gonçalves é a Rua General Vitórino, 11, no bairro São Francisco. Mais informações através do telefone (54) 3453-8047.