Dores na coluna: notas sobre a reportagem do fantástico

2015-04-10_190211

Fiz questão de assistir a reportagem do fantástico dos últimos domingos sobre dores na coluna . Um dos motivos é que sempre admirei demais o trabalho do médico Drauzio Varela , até por já ter lido que ele leva um estilo de vida saudável e pratica atividade física de forma regular . Porém como o esperado a decepção prevaleceu .
Reportagem superficial , rasa e carente de informações importantíssimas pra quem sofre de dores como esta. Pouco se falou sobre o tratamento realmente eficaz , pouco se mostrou que a mudança de estilo de vida é o principal alicerce da cura . Fisioterapeutas aparecendo como meros coadjuvantes e os escolhidos para a reportagem sem demonstração nenhuma de conhecimento necessário . Quando que na verdade são eles os protagonistas dessa melhora . Quando se falou de forma “ rasa” em atividade física em nenhum momento foi consultado um educador físico especializado nem mostrado como funciona um programa de reabilitação específico nesse caso .
Muito mais me doeu e como doeu o fato de nem sequer mencionarem a Quiropraxia no tratamento dessas dores . Não deveria me surpreender pois trata-se de MERCADO … simplesmente questões mercadológicas de cunho cirúrgico onde além de médicos , grandes empresas lucram com os procedimentos .
No dia a dia da clinica nos deparamos com diversos pacientes que realizaram procedimentos cirúrgicos na coluna , na sua maioria as famosas “ artrodeses” . Pacientes Ainda com dores fortes , limitações grande de movimento é diversos outros problema ocasionados pelo procedimento . Enfim , não sou completamente contrária à cirurgias desde que essas sejam realmente necessárias e com prescrição imediata de fisioterapia .
Enfim , a culpa é da Globo ?
Acho que não , caros colegas . Usem momentos como esse para reflexão . Reflexão sobre qual papel queremos ocupar nesse contexto todo ? Estamos nos especializando suficientemente pra atender essa demanda ? Qual nosso diálogo com os médicos ortopedistas ?
Enfim, qual tem sido a nossa postura ? Eu sinceramente não cansei de bater de frente ( heheh) e não vou cansar , me considero preparada e em constante formação pra receber meus pacientes e orienta-los da melhor forma possível . Pra mim a cirurgia se configura na última das últimas alternativas e ainda com ressalvas.