Dois assassinatos e duas tentativas em menos de quatro horas

2015-04-10_190211
As duas “queimas de arquivo” aconteceram nos bairros Eucaliptos e Conceição entre a noite de terça-feira e madrugada de quarta. Nesta semana também houve a tentativa de assassinato de mais duas pessoas

Os crimes aconteceram nos bairros Eucaliptos e Conceição entre a noite de terça-feira e madrugada de quarta. Um dos assassnatos foi uma execução com 30 disparos de três armas diferentes

 

A noite da última terça-feira,06 e a madrugada da quarta-feira,07, foram de extrema violência em Bento Gonçalves. Os bairros Eucaliptos e Conceição, mais uma vez, foram cenário de crimes violentos. Foram dois mortos e dois feridos. A onda de assassinatos recomeça após policiais das Patrulhas Especiais (Patres) voltarem para Porto Alegre. Os agentes eram os responsáveis pela Operação Dissolutio, que aconteceu por mais de 45 dias no município. Bento já contabiliza 46 assassinatos em 2018, confirmando como sendo o ano mais violento da história do município.
O primeiro homicídio aconteceu por volta das 22h45 de terça-feira, no bairro Eucaliptos. Um homem identificado com sendo Almir Rodrigues dos Santos, de 33 anos, foi executado com cerca de 30 disparos de armas de fogo. Na ação os criminosos deixaram o local proferindo tiros em direções aleatórias, acertando um transformador e deixando o bairro sem energia elétrica.
A noite de crimes não terminou no Eucaliptos. Por volta das 2h20min da quarta-feira, três homens foram alvejados com tiros no bairro Conceição. Indivíduos dentro de um veículo Nissan Versa de cor branca e um Gol modelo antigo, passaram com seus tripulantes efetuando diversos disparos. Os tiros mataram Mauro Santos, de 31 anos. Ficaram feridos Ezequiel de Souza, de 35 anos, e Hélio da Silva Gomes, de 48. Um deles foi atendido pelos socorristas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e outro, por populares, ambos levados até o hospital.
De acordo com a delegada responsável pelo 1º Departamento de Polícia de Bento Gonçalves, Maria Isabel Zerman, o crime tem relação com o tráfico de drogas, mas não adiantou informações sobre investigações. “Estamos apurando e a investigação está em andamento, isso é tudo que eu posso dizer neste momento”, resumiu a delegada.
A criminalidade cresceu assustadoramente nos últimos cinco anos em Bento Gonçalves. A observação de Maria Isabel vai ao encontro da realidade do município, que ano após ano tem registros ainda maiores de assassinatos na cidade, e a maioria das vítimas com envolvimento no tráfico de drogas.
O recorde de mortes violentas em 2018 impressiona, quando comparado ao número de mortes dos últimos anos. Em 2013 foram 17 pessoas mortas e os números foram aumentando anualmente. Em 2014 foi contabilizado 20 homicídios, em 2015, o número aumentou para 25, em 2016 foram 26 assassinatos, em 2017 a soma chegou a 32, sendo que nos oito primeiros meses do ano passado eram 15 mortes, já nos oito primeiros meses deste ano a cidade já tinha 30 mortes.

Investigação
A Polícia Civil de Bento Gonçalves, com apoio da DP de Garibaldi e da Força Gaúcha, cumpriram mandados de Busca e Apreensão em dois bairros da cidade na manhã de quarta-feira, dia 7, durante investigações de homicídios ocorridos no município.
Foram três mandados cumpridos nos bairros Maria Goretti e Zatt, por policiais da 1ª e 2ª DPs. Duas pessoas foram encaminhadas à delegacia, por posse de entorpecentes, sendo liberadas em seguida. Duas porções de maconha foram apreendidas.

Reforço do policiamento
A cidade receberá um novo reforço de policiais civis. No momento, a cidade conta com um acréscimo de oito policiais e mais quatro serão encaminhados, totalizando 12 policiais para ampliarem as investigações do grande número de assassinatos neste ano.
Na próxima semana, inicia ainda o curso de formação para dois mil novos servidores para a Brigada Militar. A região da Serra receberá 90 alunos-soldados. Destes, 30 serão formados em Bento Gonçalves, além de 30 em Caxias do Sul e 30 em Igrejinha, que também pertence à área de abrangência do comando regional. Durante o período de qualificação profissional, os alunos-soldados reforçam o policiamento ostensivo durante o estágio operacional.