Doenças oftalmológicas que podem levar à cegueira

2015-04-10_190211
Pug tem o crânio pequeno em relação aos olhos, por isso é mais predisposto a ter problemas nos olhos

As doenças oftalmológicas em cães são bastante comuns e, quando tratadas de forma incorreta ou em estágios avançados, podem levar à cegueira. Por isso, os donos precisam estar sempre atentos a qualquer alteração nos olhos dos bichinhos.
O olho deve brilhar e não estar avermelhado ou com secreção. Os animais também costumam apresentar lacrimejamento excessivo, coceira, dificuldade para abrir os olhos e manchas amarronzadas nos pelos no canto dos olhos próximo ao focinho. Esses sintomas podem ser reflexo da doença do carrapato, ou problemas palpebrais, úlceras de córnea, alterações na lente do olho (catarata ou luxação da lente), entre outras.
Já a higiene dos olhos precisa ser feita com soro fisiológico e gaze. Uma vez aberto, o produto precisa ser mantido na geladeira e, depois de três dias, descartado.
Algumas raças possuem predisposição a doenças oculares e precisam de atenção extra. É o caso do pug, que tem o crânio pequeno em relação aos olhos; do sharpei, que possui excesso de pele, provocando lesões e dificuldade para abrir os olhos; e dos cães grandes e gigantes com lesões palpebrais que levam à produção de secreção purulenta amarelo esverdeada.