Divirta a criançada fazendo em casa o pirulito cristal

2015-04-10_190211

Ingredientes
2 xícaras de Açúcar
2/3 xícara de glucose de milho
1/4 de copo de água
2 colheres de chá de sabor, como o extrato de hortelã, tutti fruti, de baunilha ou o que preferir
Confeitos
Palitos brancos

Como fazer
Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga ou tapete de silicone. Encha uma tigela grande com gelo e água. Deixe de lado.
Misture o açúcar, glucose de milho e 1/4 de copo de água em uma panela pequena em fogo médio. Fixe um termômetro de doces no interior da panela.
Aumente o fogo para médio-alto para levar a mistura ao fogo até ferver, mexendo até que o açúcar tenha dissolvido. Usando um pequeno pincel umedecido em água, lave as laterais da panela para evitar a formação de cristais.
Ferve-se a mistura durante 5 a 7 minutos até atingir 155 graus no termómetro de doces. Coloque imediatamente a panela dentro da tigela com água gelada, submergindo cuidadosamente os lados, mas garantindo que não entre água na panela. Agite a panela por 10 a 15 segundos para ajudar a mistura esfriar, em seguida, retire a panela da tigela. Se você estiver usando um extrato de sabor, coloque com cuidado na mistura imediatamente após remover a panela do banho de gelo.
Trabalhando rapidamente, despeje a calda nas folhas de papel manteiga formando círculos que são de 8 a 10 cm de diâmetro. (Deixe espaço entre os pirulitos de pelo menos 5 cm entre eles) Pressione imediatamente os palitos de pirulito e polvilhe com confeitos, pressionando levemente. Deixe esfriar completamente até endurecido, em seguida, retire com cuidado os pirulitos cristal da assadeira.