Diluir o shampoo na água: pode ou não?

2015-04-10_190211
Diluir o shampoo, não vai “diluir” o sulfato, nem outros componentes agressivos ao fio

Nos últimos tempos, uma nova tendência tomou conta do canal de youtubers e influenciadoras de beleza. Muitas delas ensinam um truque na hora de lavar os cabelos que promete deixar os fios mais sedosos e brilhosos. A dica consiste em diluir o shampoo num potinho com um pouco de água. Mas será que dá certo?

Qual a função do shampoo?
Shampoo é tipo um detergente para limpar os cabelos. A maioria contém o sulfato que é um desengordurante. Que remove além da sujeira, gordura e restos de produtos.
E por isso, o cabelo acaba ficando ressecado, ainda mais se a pessoa lava o cabelo com frequência e usa shampoo em todas as lavagens.
Então aquela ideia de que diluir o shampoo reduzirá o ressecamento causado pela lavagem é mito, pois os componentes que causam este efeito indesejado ainda estarão lá. No máximo, a prática é capaz de alterar a eficácia do cosmético.

Diluir shampoo com água, deixa ele mais suave? Diminui o ressecamento?
Não. Na verdade os shampoos são feitos e testados em laboratórios. E cada componente está ali por algum motivo, na quantidade exata. Tudo é pesquisado e estudado.
Se você diluir o shampoo, não vai “diluir” o sulfato, nem outros componentes agressivos ao fio como alguns conservantes e deixa-lo menos agressivo. E sim vai acabar diminuindo o poder de limpeza e pode alterar o pH dele.
Mas, por outro lado, diluir o shampoo na hora de usar com um pouco de água, facilita a limpeza, pois ele não vai se concentrar em um lugar só.

Diminui ressecamento é mito ou verdade?
Diluir shampoo com água facilita a aplicação, mas, não diminui o ressecamento. O sulfato vai continuar ali, e às vezes por diluir o shampoo vai acabar precisando usar até duas vezes na mesma lavagem para limpar melhor.
Se for diluir shampoo com água, faça sempre na hora de usar ok? Pois, diluir o shampoo todo e deixa-lo ali por muito tempo, acaba modificando tudo que tem nele.
Desde pH, até o efeito dos conservantes. Tudo esta na medida certa. E a água também tem metais, minerais, cloro e até bactérias que podem afetar isso. E no final seu produto pode se deteriorar, criar fungos e até te causar problemas no couro cabeludo.

Mude seu shampoo
Ao invés de diluir o shampoo,é melhor trocar a marca do shampoo ou procurar por um shampoo sem sulfato. Ou fazer uma pré hidratação, isso evita muito o ressecamento do cabelo. Mude o shampoo. Use um com ação hidratante, cremoso, e sempre de acordo com o tipo do seu cabelo.
Enfim. Se shampoo fosse pra diluir isso viria escrito no modo de usar né? O produto já contém água, e na medida certa.
Se uma porção de shampoo que você coloca na mão pra usar (vamos supor), tem 1ml de sulfato. Se você diluir esse shampoo, ele vai continuar com esse 1ml de sulfato né? Só que diluído ali na água.