Diferenças entre cães e gatos

2015-04-10_190211
Apesar das diferenças de comportamento, ambos são ótimos companheiros

Caninos e felinos, desde suas origens, possuem comportamento diferenciado. O gato, por exemplo, mantém alguns hábitos noturnos de seus antecessores. Os cães dormem à noite, mas os gatos fazem isso de dia. À noite é o momento de caçar.
É claro que um gato doméstico não tem essa necessidade, mas a maioria deles fica mais ativo nos períodos noturnos. O cachorro costuma preferir ser liderado. A diferença do cão doméstico é que a família em questão é a do dono, mas ele também pode gostar de conviver com companheiros da mesma raça ou espécie.
O cão costuma precisar de um companheiro que lhe de muita atenção e, normalmente, é submisso as ordens de seu líder. O gato, por sua vez, é muito mais independente e por mais que ele goste do seu dono, isso não significa que ele vá obedecer ou simplesmente agir da maneira que o dono espera. O gato faz as coisas do seu jeito, na sua maneira e no seu tempo. Não adianta insistir.
Outra diferença importante entre cães e gatos, está no comportamento. Os cachorros não têm pudores e costumam mastigar o que estiver pela frente, basta cheirar e morder. Os sofás e os chinelos são bons exemplos disso.
Os gatos têm uma postura bem diferente, são mais analistas e exigentes. Eles não vão comer qualquer coisa e só vão se alimentar o suficiente para se manter saudável. Uma outra diferença entre as duas espécies são os períodos do dia em que estão em plena atividade.
Basta deixar uma caixa de areia para gatos à disposição do bichano que ele saberá reconhecer seu sanitário. Já os cães, a menos que sejam repreendidos ou se não forem ensinados, qualquer lugar está bom para eles. A urina dos felinos tem um odor extremamente forte e persistente, podendo ser detectada à distância, ao contrário do cão.
Os gatos são extremamente limpos e diariamente higienizam seus pelos através da lambedura. Com isso, removem a pelagem velha e eventuais parasitas. Conseguem se manter limpos por muito mais tempo e sem odores. Já os cães adoram se esfregar em lixo, animais mortos e coisas sujas. Cachorros não gostam, mas toleram o banho. Gatos, em sua maioria, abominam a água!