Dieta com cogumelos reduz risco de depressão, câncer e morte prematura

2015-04-10_190211

Acrescentar no hábito alimentar o consumo de cogumelos, juntamente com verduras, legumes e frutas é a base para a saúde

 Todo mundo sabe que a base da dieta saudável é a ingestão de  frutas, legumes  e verduras, mas segundo estudos recentes o cogumelo impacta diretamente na saúde do cérebro e no bem estar.

Um estudo que será publicado na edição de novembro da revista científica Journal of Affective Disorders, revelou que a ingestão de cogumelos, por exemplo, como champignon e o shitake, está associada à redução do risco de depressão.

Outras publicações científicas associaram o consumo de qualquer cogumelo comestível à diminuição do risco de câncer e morte prematura.

Mais recente, pesquisadores da Penn State College of Medicine, nos Estados Unidos, descobriram mais um benefício dos cogumelos. Os resultados de análise de dieta e saúde mental de mais de 24 mil pessoas, entre 2005 e 2016 , provaram  que o consumo de cogumelos está diretamente ligado à menor probabilidade de desenvolver o transtorno, em comparação com as pessoas que não tinham esse hábito.

Os cogumelos contêm vários compostos, incluindo vitamina B12, fator de crescimento nervoso (chamado BDNF), além de antioxidantes e agentes anti-inflamatórios. Entre essas substâncias, a ergotioneína, um poderoso antioxidante que pode proteger contra danos às células e tecidos do corpo, presente em grande quantidade nesses fungos, seria o principal responsável pelo efeito protetivo na saúde mental.