Dicas práticas para limpeza de quintal e áreas externas

2015-04-10_190211

Quem não gosta de um jardim bem cuidado e de passar um tempo de qualidade na área externa da casa? Entretanto, para que esse espaço de lazer não dê dores de cabeça, é preciso tomar certos cuidados na hora de realizar a limpeza de quintal.
Quer aprender algumas dicas sobre como manter a área externa sempre limpa e bem preservada? Buscamos algumas dicas para deixar o quintal limpo da forma mais eficiente.

Limpe pisos de pedra uma vez por semestre
Pisos rústicos, como os feitos com pedras, devem ser limpos com alvejante misturado em água, com produtos de cloro ativo ou com cristais de soda. Já a limpeza de pisos de porcelanato deve ser feita com produtos próprios para o material.
Em caso de manchas de óleo ou gordura, como ocorre em garagens ou áreas de lazer, opte por pisos de pedra à prova d’água. É só aplicar um impermeabilizante próprio, assim como acontece com os pisos de madeira.
Como estão sempre expostas ao clima, as pedras do quintal tendem a ficar sujas e facilmente perdem cor. Por isso, é recomendado a limpeza ao menos uma ou duas vezes por ano.

Faça sua própria solução de limpeza
Uma boa maneira de manter a área externa da sua casa sempre limpa é optar por produtos de fabricação caseira e que você mesmo pode fazer (sempre com segurança, claro).
Em um litro de água morna (aquecida a cerca de 45°C), adicione uma colher de sopa de vinagre, outra de amônia, outra de bicarbonato de sódio e, por fim, uma colher de sopa de ácido bórico. Use a mistura em qualquer tipo de limpeza, em vez do convencional limpador multiúso.
Outra ideia é misturar agentes branqueadores, como alvejante, detergentes ou cristais de soda, com água quente. A remoção da sujeira fica mais rápida e fácil. Deixe a solução por, pelo menos, cinco minutos e enxágue.

Utilize sabão neutro
em pisos
antiderrapantes
O piso antiderrapante é um dos favoritos para o ar livre, pois garante mais segurança e melhora a decoração. No entanto, por ser mais áspero e com várias irregularidades na sua superfície, retém mais sujeira do que os outros.
Para limpá-lo, utilize detergente neutro e depois jogue água quente com um balde. Deixe agir durante 3 minutos. Em seguida, execute movimentos circulares com uma vassoura de cerdas duras. Para remover o sabão, use uma mangueira de alta pressão ou despeje água com o balde.
Caso a sujeira seja resistente, repita o processo, mas utilizando uma mistura de água e desinfetante.

Evite usar produtos
químicos perto
do jardim
Tenha muito cuidado para não deixar cair sua solução em gramíneas ou arbustos florais. A maioria dos produtos não são adequados para contato com a natureza e podem estragar seus arranjos e até mesmo o jardim inteiro.
Portanto, certifique-se de que a solução de limpeza não caia nas plantas.
No entanto, se aplicados de forma controlada (conforme orientações do fabricante), esses produtos podem ajudá-lo a remover as ervas daninhas que crescem entre as rochas.