Dicas para saber se você foi bloqueado por alguém no WhatsApp

2015-04-10_190211

Os usuários de WhatsApp que estão desconfiados que foram bloqueados em alguma conversa podem ficar atentos a alguns sinais. Entre as dicas, é possível destacar a impossibilidade de visualizar a foto do perfil de determinado usuário e o impedimento de fazer parte de novos grupos, além de deixar de exibir o “visto pela última vez”, caso o recurso esteja ativado.
Veja, na lista abaixo, cinco maneiras de verificar se aquele “amigo” te bloqueou no app de mensagens. As dicas são válidas para smartphones com Android e iPhone (iOS).

1) Deixar de exibir status online ou “visto pela última vez”
Seu “amigo” não fica online há muito tempo no WhatsApp? É possível que o usuário tenha te bloqueado. Mas fique atento, o contato pode apenas ter desativado o recurso “visto pela última vez” ou o status online para não compartilhar o último horário que utilizou o mensageiro.
Para saber quando o usuário foi visto pela última vez no app, o procedimento a ser feito é o mesmo para celulares com iPhone e Android. Em ambos os casos, toque na janela de conversa do contato e abaixo do nome da pessoa, há a opção de status online ou “visto pela última vez às XX:XX”.

2) Deixar de aparecer foto do perfil
Não está mais visualizando a foto de perfil de um usuário no WhatsApp? Isso pode ser um sinal de que o seu “amigo” te bloqueou no mensageiro. Dessa forma, não é mais possível ver a imagem e até mesmo a mensagem de status do contato.
Para descobrir se você foi bloqueado no WhatsApp para iPhone (iOS), abra a janela de conversa e toque sobre a miniatura da imagem para ampliar a visualização da foto de perfil do usuário ou, caso prefira um atalho, apenas note se aparece ou não a imagem ao lado do contato na própria lista de bate-papo do mensageiro.
Em relação ao Android, a única diferença é que você deve tocar sobre o nome da pessoa para ver a imagem aumentada.

3) Parar de fazer parte de novos grupos
Outra forma de saber se você foi bloqueado no WhatsApp é convidar a pessoa a participar de um novo grupo. Apesar do usuário ter sido bloqueado, você e quem te bloqueou podem trocar mensagens em grupos que ainda façam parte, mas o mesmo não se aplica para novos grupos.
Caso você tenha um iPhone, basta clicar em “Novo Grupo”, na página de “Conversas”, e procurar a pessoa que você suspeita que tenha te bloqueado. Em seguida, complete o procedimento para finalizar a criação do grupo.
No Android, vá à tela de “Conversas”, clique em menu, botão físico no próprio smartphone, e selecione “Novo grupo”. Em seguida, digite o nome da pessoa que deseja adicionar ao grupo e siga os passos para concluir o processo.
Em ambos os sistemas operacionais, caso o usuário tenha sido bloqueado, não será possível adicionar o contato no grupo recém-criado, fazendo com que uma mensagem de erro seja exibida. Assim, é deixado de lado qualquer dúvida, descartando a possibilidade de conta desativada ou mudança de número.

4) Mensagem deixa de ser entregue
Há outra forma de descobrir se você foi bloqueado. Ao mandar uma mensagem ao usuário, aparecerá o símbolo de somente um tique, mostrando que o recado foi enviado. Porém, caso não seja exibido o segundo tique, é possível que a pessoa tenha sido bloqueada, já que a mensagem não foi entregue.
Nos smartphones com iOS e Android, os tiques têm o mesmo significado. Basta reparar se ao lado da mensagem que você enviou aparece um ou dois tiques. Se for a primeira opção, o seu “amigo” pode ter te bloqueado.