Dicas para escolher o aquário perfeito!

2015-04-10_190211

Pensando em ter um peixe como pet? Confira essas dicas para escolher o modelo perfeito de aquário!

Escolher uma caminha para seu pet e tornar o ambiente interativo para ele pode gerar bastante dor de cabeça. E não é diferente quando o pet é aquático, como é o caso dos peixes, que precisam de um aquário para sobreviverem. Existem diversos tipos diferentes de aquários e algumas regrinhas devem ser seguidas na hora de escolher o modelo ideal para o seu pet.

Espaço disponível
Qual o espaço que você tem dentro de casa, reservado especificamente para colocar o aquário? Este espaço é numa localização que garanta uma boa luminosidade e sem movimentações de outros animais que possam estressar o peixe?

O material sobre o qual o aquário será alocado é resistente o suficiente para aguentar o peso sem ceder? Estas são todas perguntas que você deve verificar no espaço físico em que o aquário será colocado.

Orçamento
Quanto dinheiro você está disposto a pagar no material? Este é o primeiro passo para determinar o tipo de aquário, e até mesmo de peixe que você poderá ter.

Tipos infinitos
Depois de pensar no ambiente e no valor disponíveis para a compra do material, você poderá decidir qual o tipo de aquário comprar. E aqui entram diversos fatores, como qual o tipo de peixe que ocupará o espaço, se é um animal de água doce ou água salgada, se é apenas um animal ou são vários, qual o comportamento desse animal, ele gosta de se manter escondido ou é um nadador veloz nato?

Quantidade de animais
Quanto mais animais, maior o aquário. Aquários quadrados e maiores em área comportam melhor mais peixes, sendo preferíveis sobre os redondos. É necessário se informar quais as necessidades de espaço, de largura e profundidade de cada espécie de peixe, para que o animal se sinta confortável no espaço que ocupará.

Local de origem
Cada peixe é proveniente de uma região do globo. Espécies de regiões mais frias, por exemplo, consomem mais oxigênio. E a temperatura da água é grande influenciadora da quantidade de oxigênio retida nela e disponível para o animal.

Cada animal é único
O primeiro e mais importante passo a se pensar antes da decisão de compra de modelo de aquário é a necessidade específica do peixe ou dos peixes que ocuparão o espaço. Algumas espécies não se dão bem socialmente, e isso pode ter grande prejuízo para o bem estar do animal.

O funcionamento metabólico do animal, quando se falar de intestino também deve ser acompanhado, pois diferentes tipos de aquário requerem diferentes tipos de limpeza, sendo alguns mais fáceis e outros mais difíceis de limpar.

Sabendo disso, converse com um especialista e priorize o bem estar e a saúde do animal que você pretende adquirir como pet, para conseguir fazer a melhor decisão de onde seu animal passará a vida ao seu lado!