Dicas para criar um cantinho para pets em apartamento

2015-04-10_190211

Apostar em marcenaria inteligente é uma das
formas de tornar o lar mais confortável

Não há dúvidas que ter um pet em casa renova a energia do lar e enche o ambiente de alegria. Entretanto, para que a experiência seja agradável tanto aos donos quanto aos animais, é essencial garantir que os bichinhos tenham um espaço confortável e acolhedor. Para quem vive em metragens reduzidas, como em apartamentos, por exemplo, adaptar a casa para os gatos e cachorros pode parecer uma tarefa complicada. Mas, com algumas soluções de arquitetura e decoração, é possível otimizar o espaço para garantir que seu amigo de quatro patas viva feliz em um ambiente aconchegante.
Os cuidados na hora de preparar o apartamento para um pet vão desde decidir onde posicionar a cama do animal e as tigelas de comida, até escolher os tipos de piso e revestimento adequados. Além disso, algumas soluções arquitetônicas podem ser ideais para aproveitar bem o espaço e manter o lar bonito e multifuncional. Pensando nisso, selecionamos cinco dicas e ideias que vão te ajudar a tornar o seu animalzinho de estimação ainda mais alegre!

Espaço para a cama
Uma das primeiras coisas que precisamos decidir ao adotar um animal de estimação, é onde ele dormirá. Neste momento, é fundamental lembrar que os pets gostam de ficar perto da gente. Por conta disso, é interessante pensar em espaços de descanso espalhados pela casa, aproveitando nichos de armários e estantes, por exemplo.
Uma opção é posicionar a caminha embaixo da mesa de cabeceira, ao lado da cama, no caso de animais de pequeno porte. Além disso, aproveitar um nicho no rack da sala ou no gabinete da cozinha também pode ser uma alternativa interessante para posicionar um colchão para os pets.

Cantinho para banho
Dar banho nos animais de estimação pode ser um grande desafio para quem vive em metragens reduzidas, principalmente neste momento em que estamos priorizando realizar todas as atividades dentro de casa.
Uma solução inteligente encontrada por Pomerantzeff ao projetar um apartamento, foi criar um tanque para o cachorro em um espaço entre a lavanderia e a cozinha.
O móvel foi construído com um material com porosidade zero para garantir mais conforto ao pet e evitar arranhões. Para evitar acidentes durante o banho, a torneira foi instalada na lateral. Além disso, o cantinho conta com uma calha úmida que permite que os objetos de higiene sequem adequadamente para impedir o surgimento de bactérias que podem prejudicar o pet no futuro.

Local para
alimentação e
higienização
Em muitos casos, por viver em metragens reduzidas, os donos de pet acabam posicionando as tigelas com as comidas próximo ao tapete higiênico. No entanto, este hábito não é aconselhado para preservar a saúde do animal. De acordo com a arquiteta, uma dica é aproveitar a lateral de um armário ou gabite da cozinha para criar um nicho de apoio com os potes de água e comida. É uma solução maravilhosa para não perder circulação, pois muitas vezes os potinhos ficam pelo caminho e atrapalham a passagem. Com isso, é possível posicionar o tapete higiênico em um local mais afastado, como embaixo do tanque, por exemplo.

Materiais adequados
Pensar nos materiais também é essencial para garantir o conforto dos pets. Os pisos lisos e escorregadios, por exemplo, podem prejudicar o quadril dos animais e gerar desvios nesta região. Segundo a arquiteta, os pisos vinílicos e os porcelanatos com pequenas ranhuras são os mais aconselhados, visto que escorregam menos e são mais práticos para a limpeza

Móveis multifuncionais
Por fim, para tornar o dia a dia dos cuidadores mais práticos, uma dica é apostar em móveis multifuncionais. O design não fica prejudicado e uso é otimizado.
Uma ideia é o aproveitamento da marcenaria para criar uma escadinha que permite que o gato ou cachorro tenha acesso aos móveis mais altos. Dessa forma, é possível posicionar o móvel ao lado da cama, por exemplo.