Dicas para cortar as unhas do cachorro em casa

2015-04-10_190211

Manter as unhas de um cachorro em perfeitas condições vai mais além da estética, trata-se de um tema de saúde que pode evitar o aparecimento de feridas nas suas patas e outros problemas derivados de um comprimento excessivo. Se usarmos os utensílios adequados, podemos levar a cabo a tarefa de as cortar nós próprios, na comodidade de casa, para poupar algum dinheiro e livrar o animal de tão temida visita ao veterinário. Mas é importante que o cachorro vá às visitas periódicas obrigatórias, para se manter saudável e forte por muitos anos.

Por que deve cortar as unhas do seu cachorro?
Se já conferiu as patas do seu cachorro, deverá ter observado que na planta das patas contam com almofadas sobre as quais suportam todo o seu peso ao caminhar. As unhas do cachorro nunca deverão ultrapassar essas almofadas, porque quando o fazem, impedem-no de caminhar corretamente, provocando a torção dos dedos para tentar apoiar no solo as almofadas. Além disso, pouco a pouco irão adotando posturas estranhas que podem desenvolver problemas graves nas suas patas.
Além de causar problemas de saúde por não poder apoiar as patas corretamente, o fato de não cortar as unhas a um cachorro também pode supor o aparecimento de feridas no quinto dedo, visto que ao crescer acabará penetrando a pele. Por isso, cortar as unhas a um cachorro de forma regular representa um dos cuidados básicos.

Com que frequência se deve cortar as unhas?
Depois de saber a importância de manter a saúde das suas unhas e de saber quando começar, é possível que se questione sobre a frequência de as cortas para evitar que os problemas anteriores apareçam no seu cachorro. Mas a verdade é que não existe um período específico, uma vez que cada raça de cachorro apresenta um ritmo de crescimento específico. Da mesma forma, em função do tipo de exercício que o cachorro realizar as unhas lixam-se de forma natural e, por conseguinte, não precisam de ser cortadas com tanta regularidade.
No geral, as raças caninas toy e pequenos têm um ritmo de crescimento muito mair que o das raças de cachorros médias, grandes e gigantes. Se o seu companheiro peludo é um Chihuahua ou um Yorkshire, por exemplo, é provável que deva cortar as unhas a cada duas ou três semanas aproximadamente, enquanto que se desfruta da companhia de um Boxer, uma vez por mês será suficiente. O que se deve ter claro é que as unhas dos cachorros nunca deixam de crescer e, por isso, deverá revisá-las todas as semanas e cortá-las quando observar que chegou o momento de o fazer.

O que preciso para cortar as unhas do meu cachorro?
Para poder cortar as unhas a um cachorro em casa sem o magoar, é indispensável usar os utensílios adequados. Existe à venda uma grande variedade de tesouras para cortar as unhas do seu cachorro, com diferentes formas e tamanhos. No entanto, as mais utilizadas são as seguintes:

Tesoura comum
Este tipo de tesoura para cortar as unhas dos cachorros conta com uma forma similar às tesouras para humanos, mas adaptando as lâminas às unhas destes animais. Além disso, alguns modelos incorporam um pequeno espaço para facilitar o movimento. Para as utilizar deve apenas segurar a unha pela zona adequada e exercer a força necessária para a cortar de forma rápida e limpa.
Na hora de escolher este tipo de tesoura deverá verificar o tamanho da mesma e escolher a que melhor se adeque ao tamanho do seu cachorro. Embora possa consegui-las para todas as raças, a tesoura comum costuma ser mais recomendada para cachorros toy ou pequenos, visto que não é necessário exercer um elevado grau de força na hora de cortar as unhas do cachorro.

Tesoura guilhotina
Este tipo de tesoura para cães tem um buraco para facilitar a tarefa de cortar as unhas do cachorro. Para a usar, tem de introduzir a unha no orifício e situar a tesoura na altura adequada para cortar. A vantagem desta tesoura em relação à anterior é que nos permite exercer um maior grau de força ao cortar sem nenhum tipo de dificuldade. Desta forma, é mais recomendada para cortar as unhas de cachorros grandes, ou com as unhas mais grossas.

Como cortar as unhas pretas de um cachorro
Quando as unhas do cachorro são transparentes, ou semitransparentes, é fácil identificar a parte que sobra e cortar sem chegar a tocar no tecido vivo. No entanto, quando as unhas são completamente pretas, é impossível identificar esse tecido. Por isso, para evitar cortá-lo e magoar o animal, tem duas opções:
Cortar a unha pouco a pouco: comece cortando apenas a ponta da unha do seu cachorro e observe o seu interior, se estiver completamento branco, pode cortar mais uns milímetros, enquanto que se vir um ponto preto, deverá parar porque o tecido se encontra logo depois.
Cortar a unha ao nível do solo: com o cachorro de pé, coloque-se de forma a poder cortar a sua unha sem a necessidade de levantar a sua pata. Desta forma, poderá observar a parte que sobra que deve cortar e proceder ao corte.

Cortou mais do que devia, o que fazer?
Por vezes pode acontecer o seu cachorro se mexer mesmo no momento de realizar o corte, ou por a sua unha ser preta, cortamos mais do que devíamos e começou a sangrar. Se isto acontecer, a primeira coisa que deverá fazer é manter a calma. Depois, o mais rápido e eficaz é pegar numa gaze limpa, umedecê-la com água oxigenada e limpar a unha, tanto para desinfetar a ferida como para parar o sangramento. Se tiver gluconato de clorexidina em casa, o melhor será optar por utilizá-lo porque consegue desinfetar sem irritar a pele do animal.
O ideal é ter à mão os produtos desinfetantes antes de começar a cortar as unhas ao cachorro para poder agir o quanto antes em caso de acidente.
E se for impossível para você cortar as unhas do seu cachorro, consulte o veterinário ou cabeleireiro canino para ser um especialista a levar a cabo esta tarefa.