Dicas de ouro para quem quer ter o cabelo colorido perfeito

2015-04-10_190211

Os cabelos coloridos são tendência há tempos, mas atingir o tom perfeito vai muito além de descolorir e passar uma tinta de caixinha.

Descoloração
Procure sempre um profissional para fazer essa etapa para você, pois apesar de termos a nossa disposição uma enorme gama de descolorantes águas oxigenadas, o processo exige muita técnica e experiência profissional. O cabeleireiro vai saber avaliar se o seu cabelo vai abrir a quantidade de tons desejados, se fio vai resistir ao processo sem ficar danificado etc. Quanto mais escuro o seu tom natural for, mais descolorações você vai precisar fazer, e não se assuste se depois da primeira você se olhar no espelho e estiver com um tom bem alaranjado, é normal. Se você optar por fazer esse processo em casa, estude bem antes, pois é bem comum o correr o temido corte químico quando se erra nas proporções ou no tempo de uso dos produtos envolvidos. E jamais use descolorantes e águas oxigenadas vendidas em farmácia se quiser um resultado ótimo.

Matizador
Após descolorir os fios será necessário tirar o tom amarelado, para isso usamos o matizador. Um matizador super eficiente é o Magic color, ele é tão potente que você pode diluir em um pouco de creme branco antes de usar, já aproveite e faça uma hidratação ao mesmo tempo! Shampoos e condicionadores desamareladores são indicados para manter o tom frio do loiro ao longo das lavagens no dia a dia.

Coloração
Nessa etapa você pode usar um tonalizante, que terá um efeito temporário de aproximadamente 2 ou 3 semanas, ou uma tinta que é permanente mas sempre dá uma desbotada com o tempo. No caso de tonalizar existem varias marcas no mercado brasileiro que oferecem desde cores mais clássicas até as fantasias. Para adotar um tom pastel, por exemplo você precisa se certificar que a sua base esteja bem platinada, o mais claro possível. Se o seu cabelo estiver um pouco amarelado aquele rosinha bebê que você viu no Pinterest vai ficar um laranja. E quando comprar o tonalizante, misture ele em uma quantia generosa de creme branco (pode ser uma máscara ou um condicionador) para diluir. Como saber a proporção? somente fazendo testes de mecha, pode aplicar na mecha seca ou molhada, deixe agir por 30 minutos e enxágue. Seja criativo, misture tonalizantes para obter uma coloração única, só não esqueça de fazer uma mistura suficiente para cobrir todo o seu cabelo. Caso sobre a mistura de creme com tonalizante, você pode coloca-la no seu condicionador, isso vai ajudar a manter a cor durante as lavagens.

Tratamentos
Um cabelo descolorido demanda muito mais cuidados do que um cabelo virgem, mas saiba que não é só de hidratação que estamos falando. Existe um método que se chama Cronograma capilar, e é muito eficiente para ajudar na manutenção dos fios fracos e quebradiços. Esse cronograma é composto por 3 tipos de tratamento:
Hidratação: Glicerina vegetal, glicerina (glicol, glycerin, gliceryD) bepanto, proteína elastina e colágeno (hydrolized collagen protein), extratos de plantas, panthenol, aloe vera, vitaminas, cetyl alcohol, cetearyl alcohol, sacarose, proteína de aveia, proteína de arroz, proteína da seda, proteína hidrolisada da soja, proteína hidrolisada do milho, mel, chocolate, entre outras
Nutrição: Ceramidas, manteiga de karité (shea butter), manteiga de cacau (theobroma cacao butter), manteiga de murumuru (astrocaryum murumuru seed butter), manteiga de cupuaçu (cocoa butter), manteiga de macadâmia, manteiga de tutano (marrow butter), óleo de argan, óleo de tutano, óleo de abacate, óleo de oliva, óleo de coco.
Reconstrução: queratina, arginina, colágeno, cisteína, proteínas e aminoácidos de trigo etc.
Procure produtos com pelo menos um componente de cada etapa citada acima, ou seja um para nutrir, um para hidratar e um para reconstruir. Você pode seguir esse cronograma, e ir adaptando conforme a necessidade do seu cabelo.