Dia Mundial da Luta contra AIDS

2015-04-10_190211

No dia mundial contra a doença o município de Bento Gonçalves organizou no dia 30, sábado, atividade de prevenção e testes rápidos.
Dia 1º dezembro é comemorado o “Dia Mundial de Luta contra a Aids”. Para isso, a Secretaria de Saúde, por meio do Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) e das Unidades de Saúde, realizou neste sábado, 30, uma atividade de prevenção com a oferta de Testes Rápidos na Unidade Móvel. A ação ocorreu das 8h às 12 horas, na Via Del Vino. Os testes foram distribuídos de forma gratuita e sigilosa.

O acesso a informações corretas e o uso do preservativo em todas as relações são a melhor forma de prevenção da infecção pelo HIV e, o diagnóstico precoce é a melhor maneira para facilitar que as pessoas que vivem com HIV/Aids tenham melhor qualidade de vida.
Durante o ano todo, estão sendo oferecidos os Testes Rápidos para as Hepatites B e C, além de Testes Rápidos de HIV e Sífilis, no Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) e junto às Unidades Básicas de Saúde. O agendamento pode ser realizado pelos telefones das Unidades ou do SAE/CTA (3055-8484).

Formas de transmissão do HIV
*Sexo desprotegido, expondo homens e mulheres de qualquer idade, independente do tipo de relação sexual que praticam (vaginal, oral e anal);
*Da mãe para o filho na gestação, parto e amamentação;
*Compartilhando materiais que apresentam sangue (cachimbo do crack, canudo de aspirar cocaína e drogas injetáveis).

Não ocorre transmissão
*Suor, lágrima, aperto de mão, abraço, sabonete, toalhas, talheres, copos, chimarrão, picada de inseto, assentos, piscinas e banheiros.