Dia Festivo de Santo Antônio supera expectativas

2015-04-10_190211
Foram mais de 350 mil pessoas alcançadas pelas diversas ações realizadas desde 31 de maio. Foto: Reprodução

Mais de duas mil pessoas passaram pelo Santuário

Com o lema “Senhor, com Santo Antônio, eis-me aqui, envia-me!”, inspirado no livro do Profeta Isaías, a 143ª Festa de Santo Antônio de Bento Gonçalves, que terminou neste domingo (13). O Dia Festivo foi marcado pela alvorada festiva, com o toque dos sinos no Santuário Diocesano de Santo Antônio e nas comunidades, e uma programação intensa de cinco Missas, além da carreata pelas ruas da cidade.

Ao longo do dia, mais de duas mil pessoas passaram pelo Santuário Santo Antônio, seja nas Missas e também nos intervalos em que era possível adentrar à igreja para rezar. Conforme diretrizes sanitárias, constantemente os bancos foram higienizados e o local permaneceu aberto, ventilado e foram respeitados os limites de público.

Todas as Missas foram transmitidas pelas redes sociais da Paróquia Santo Antônio e milhares de pessoas puderam celebrar a devoção que é a mais antiga da Imigração Italiana, com 143 anos de história, em suas casas. Num levantamento que leva em conta as transmissões da Trezena de Santo Antônio e todo o conteúdo online produzido com a temática dos festejos, foram mais de 350 mil pessoas alcançadas pelas diversas ações realizadas desde 31 de maio.

Outras milhares de pessoas acompanharam os registros fotográficos das visitas da imagem do padroeiro às Comunidades, entidades e Paróquias locais, chegando a um somatório próximo aos 400 mil perfis, além do público que acompanhou as atividades de forma presencial.

Inovação
Em 2021, a Paróquia Santo Antônio inovou: pela primeira vez na história foram realizadas atividades no formato drive thru. Em virtude da pandemia da Covid-19 e da impossibilidade de realizar eventos presenciais, a programação social da 143ª Festa de Santo Antônio teve o tradicional “Jantar do Codeguim”, em 28 de maio, com a entrega de 710 kits para a confraternização em família e, neste domingo (13), o almoço festivo serviu outras 650 refeições.

O ponto alto das celebrações ao Padroeiro de Bento Gonçalves foi na Missa das 18h, com a presença do bispo da Diocese de Caxias do Sul, dom José Gislon. A celebração, em ação de graças, contou com a presença dos casais festeiros, festeiros jovens e mirins, além de ex-festeiros e da comunidade.

Festeiros 2022
Logo depois, padre Ricardo e os casais festeiros de 2021 apresentaram os festeiros da 144ª Festa de Santo Antônio, que será realizada em junho de 2022. São eles: Valério Antônio Rachele e Márcia Menegotto Rachele; Moisés Petroli e Eliane Petroli; Cleiton Bianchi e Mônica Bandeira; José Trivelin e Carla Trivelin; Adilson Boch e Adriane de Assis e Délcio Gnoatto e Claudete Nichetti Gnoatto.

Visitas de Santo Antônio
O tradicional calendário de visitas de Santo Antônio foi mantido e ganhou a passagem da imagem também pelas escolas católicas, num total de 37 carreatas, com as celebrações da Eucaristia e momentos de oração.
Tradicionais pãezinhos de Santo Antônio

Um dos costumes mais antigos da devoção a Santo Antônio é a bênção e distribuição dos pãezinhos. A Paróquia Santo Antônio, neste ano, distribuiu 7.000 pãezinhos que foram abençoados em cada noite da Trezena e também nas celebrações do Dia Festivo.

Atividades da Catequese e Encontro com os Jovens
A Catequese paroquial desenvolveu diversas ações para envolver as crianças, adolescentes e jovens na temática da 143ª Festa de Santo Antônio. Na primeira etapa, as crianças confeccionaram, em suas casas, imagens de Santo Antônio com materiais recicláveis, que estão expostos no Santuário.

As turmas da segunda etapa realizaram coleta de alimentos para a Casa Pão dos Pobres, num total de mais de uma tonelada, para ajudar os mais necessitados. Já a terceira e quarta etapas gravaram vídeos sobre o lema dos festejos e sobre a história do Padroeiro, que foram veiculados nas redes sociais da Paróquia Santo Antônio.

Concurso de Poesias
Durante a 143ª Festa de Santo Antônio aconteceu o concurso “A Vida de Santo Antônio contada em Versos”, que envolveu estudantes dos anos finais do ensino fundamental dos colégios Marista Aparecida, Scalabriniano Medianeira e Sagrado Coração. Das mais de 200 poesias escritas, cada escola selecionou seis, num total de 18, que foram declamadas durante as noites da Trezena e também nas Missas do Dia Festivo.

Concurso de Fotográfico
Até o dia 13 de julho, fotógrafos profissionais e amadores de Bento Gonçalves poderão participar do concurso fotográfico “Olhares da Santo Antônio”, com o objetivo de selecionar imagens de diferentes perspectivas, do interior e exterior do Santuário Santo Antônio, para compor o Guia de Visitação do Santuário. O regulamento e a ficha de inscrição podem ser acessados pelo link: https://bit.ly/143FestadeSantoAntônioCFotografico.

Ação entre Amigos da 143ª Festa de Santo Antônio
Há vários anos, a Paróquia realiza a Ação entre Amigos, com o objetivo de arrecadar fundos para investir em atividades pastorais e também na construção de novas igrejas, nas comunidades. Na data de 16 de outubro acontecerá o sorteio da Ação entre Amigos, por meio de extração pela Loteria Federal e no dia 30 de outubro será feita a entrega dos prêmios.