Dia do Colono é comemorado com feirinha na Via Del Vino

2015-04-10_190211

Durante todo o dia de ontem (25), foi comemorado na Via Del o Dia do Colono. A Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura, organizou um dia de feira como forma de homenagem e valorização daqueles que dedicam a sua vida nas lavouras, plantando literalmente, a base do desenvolvimento do município.
O Dia do Colono, foi instituído em 1968, a partir da Lei Federal 5.496, que reconhece a profissão de agricultor.
Mas, muitos anos antes, desde 1924, a data era conhecida em razão do centenário da chegada dos alemães no Estado.
A população quase não com pareceu por falta de comunicação. Os 16 feirantes de produtos hortifrutigranjeiros e coloniais como: massas, sucos, vinhos, chimias, torta tirolesa, grostoli, ovos, queijo e salame mostraram desânimo com a pouca receptividade.
Os produtoes convidados a participar da ” comemoração” são os mesmos agricultores que participam da Feira do Produtor Rural e/ou Feira Ecológica.
Os produtos coloniais são de agroindústrias que têm certificação do Selo Sabor de Bento ou são fiscalizados pelo Serviço de Inspeção Municipal
A programação contou com a parceria do 6º Batalhão de Comunicações (BCOM), subprefeituras do Vale dos Vinhedos, Faria Lemos, São Pedro e Tuiuty, Centro da Indústria e Comércio e Serviços de Bento Gonçalves – CIC-BG e comunidade da 6ª Leopoldina – Capela das Neves.