Dia de combate e prevenção à hanseníase é lembrado nesse domingo

2015-04-10_190211


Antes conhecida como lepra, é transmitida por vias aéreas por uma pessoa doente, sem tratamento

O último domingo de janeiro, dia 31, é o Dia Mundial de Combate à Hanseníase, uma doença infecciosa, contagiosa, não hereditária e que tem cura. O tratamento precoce é a melhor maneira de acabar com a transmissão e é realizado de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A detecção de novos casos diminui tanto no Brasil como no Rio Grande do Sul. O país ocupa o segundo lugar no mundo em número absoluto de novos casos.
Antes conhecida como lepra, é transmitida por vias aéreas – fala, tosse ou espirro – por uma pessoa doente, sem tratamento. Em razão da data, o mês é chamado Janeiro Roxo, para atrair a atenção para a prevenção e tratamento. Em 2017, foram detectados 26.875 casos – 12,7% do total mundial. A Índia está na primeira posição, com 126.164 (60%).
Em 2019, no Rio Grande do Sul foram notificados 122 novos casos. “A estratégia de busca ativa de casos, com avaliação anual de contatos próximos durante cinco anos consecutivos, deve ser implantada”, informa Márcia Lira, coordenadora do Programa Estadual de Controle da Hanseníase (PECH). O RS registra atualmente a maior taxa de busca ativa: 18% superior à taxa nacional. Estão em tratamento no Estado 147 pacientes.
O Rio Grande do Sul foi a primeira unidade da federação a alcançar a Meta da Eliminação da Hanseníase como problema de saúde pública, em 1995 (menos de um doente para cada 10.000 habitantes), com uma prevalência de 0,86/10.000 habitantes.
A hanseníase é uma doença que já causou muito sofrimento no passado. Vítimas de preconceito, seus portadores eram obrigados a viver em isolamento social para evitar contágio.
Saiba mais
Hanseníase é uma doença crônica, infecciosa, transmissível, de notificação compulsória e investigação obrigatória em todo território nacional. É causada pela bactéria Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen.
Os sintomas mais comuns são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, em qualquer parte do corpo; dor e sensação de choque, formigamento, fisgadas e agulhadas nos braços e pernas; área da pele com perda ou ausência de sensibilidade (dormência, diminuição de sensibilidade ao toque, calor ou dor); inchaço de pés e mãos; úlceras de pernas e pés; caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos; febre, edemas e dor nas articulações; entupimento, sangramento, feridas; ressecamento do nariz; e ressecamento nos olhos.