Dia de Campo de Reconversão de Vinhedos em Faria Lemos reúne 70 participantes

2015-04-10_190211

Na tarde da última quarta-feira (18), aconteceu o segundo dos cinco Dias de Campo de reconversão de vinhedos em áreas com declínio e morte de plantas, promovidos pela Embrapa Uva e Vinho e entidades parceiras, em Bento Gonçalves, na propriedade de Vinícios DallOglio, em Faria Lemos, com o apoio da Cooperativa Aurora. O evento reuniu mais de 70 técnicos das cooperativas e agricultores do município.
O declínio e a morte de plantas de videiras é um desafio a ser superado nas principais regiões produtoras. As dificuldades de implantar novos parreirais em áreas contaminadas, seja pelo excesso de cobre no solo, ataques de pragas, como a pérola-da-terra, ou de doenças, como o pé-preto (Cylindrocarpon destructans), é um problema que está tirando o sono de muitos viticultores, em especial na Serra Gaúcha.
Aprender a identificar e como tratar doenças, pragas, problemas no solo e escolher mudas de videira de qualidade são os principais temas abordados nos Dias de Campo, que são resultados do projeto “Tecnologias para a viabilização e sustentabilidade dos vinhedos em áreas de renovação na região sul do Brasil”, que está sendo executado desde 2016, sob liderança do pesquisador Lucas Garrido.
O projeto contempla, entre outras ações, a realização dos eventos nas unidades demonstrativas nos municípios de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha e Garibaldi, todos na Serra Gaúcha, tradicional região produtora no país, para repasse das informações aos produtores. As palestras estão sendo apresentadas por técnicos da Embrapa Uva e Vinho. Hoje, dia 24, com o apoio da Emater-RS/Ascar, acontece o último dia de campo que será na propriedade de Roni Castoldi, em Caxias do Sul.
Entre as orientações repassadas nestes dias de campo, o uso de mudas de qualidade, com um bom padrão morfológico e fitossanitário é unanimidade entre os especialistas, como o fator chave para o sucesso do novo parreiral. Em segundo lugar está a ‘saúde’ do solo, pois a parte aérea da videira, formada pelos ramos, folhas e frutos, retrata também a vida no solo.

Mudas de qualidade
*Encomendar as mudas com um ano de antecedência em viveiristas licenciados pela Embrapa (lista completa em: https://www.embrapa.br/uva-e-vinho/cultivares-e-porta-enxertos).
*Ao buscar suas mudas, é importante realizar um exame visual de sanidade, com os seguintes passos:
1 – Externamente: um nível apenas de raízes simétricas, enxertia bem soldada, caule retilíneo.
2 – Internamente: É necessário ‘sacrificar’ a muda para ver se está contaminada. O primeiro corte deve ser na região da enxertia e o segundo no nível da raiz. Deve-se procurar sinais de doenças como manchas escuras .

 

*Fotos: Fabio Ribeiro