Desfralde é uma etapa a ser trabalhada pelos pais

2015-04-10_190211
Cada criança tem um momento certo para passar pelo desfralde

O momento de desfralde é considerado delicado pelos pais e até mesmo pelas crianças. É um processo demorado e deve ser tratado com muita paciência. O segredo do sucesso do desfraldamento é só começar com o processo quando a criança realmente já tiver capacidade física (controle esfincteriano) para segurar as necessidades. E não existe uma idade certa, cada criança tem seu momento, que pode variar a partir do primeiro ano de vida até chegando três anos. E as crianças que já têm irmãos mais velhos geralmente levam menos tempo para desfraldar.

O momento certo
Estudos já demonstraram que, quando se tenta adiantar o processo de desfralde, o que acontece é que ele acaba levando mais tempo. Ou seja: o resultado é o mesmo, mas começar antes da hora dá muito mais trabalho, e é bem mais estressante para todos, além de poder gerar problemas futuros.
É preciso analisar a rotina da criança, se está tranquila, porque novidades na escola ou na família tendem a atrapalhá-la. Tente conversar com os pequenos e veja se eles não mostram resistência em mencionar o assunto.

Como passar pelo processo
Se vocês ainda não fazem isso em casa, deixe que seus filhos vejam a mãe — e o pai — fazerem xixi. Ela vai notar que há diferenças no jeito de urinar, e essa já será uma ótima oportunidade para explicar como meninas e meninos usam o banheiro. Uma das recomendações também é o uso do penico, que dá segurança à criança. Há ainda quem use adaptador para vaso sanitário, que evita uma queda.
Caso a criança se recuse a sentar no penico, brinque com uma boneca ou um bichinho de pelúcia, colocando-o para fazer xixi e cocô lá. Dá até para improvisar um peniquinho especial para o “amigo”, se você achar que isso vai ajudar. A fralda deve ser retirada de forma gradual. Tirar de uma vez só pode ocasionar mais acidentes, como escapes ocasionais.

Dicas para ajudar
Comprar calcinhas e cuecas especiais com motivos e personagens ou das cores prediletas, que incentivem eles a quererem usá-las.
O verão e primavera são estações ideais para o desfralde, por causa do calor.
As “pull-ups”, fraldas de treinamento que vestem como calcinhas, são boas para esta fase. Não vazam se a criança se esquecer de pedir, e podem ser baixadas e levantadas pela por ela mesma, o que não acontece com a fralda.
É preciso ensinar o jeito certo da criança se limpar. O papel deve ser passado sempre da frente para trás. O desfralde noturno pode ser depois da criança estar acostumada a ficar o dia inteiro sem a fralda.