Desenvolvimento do Estado é alvo de ações divulgadas pela FIERGS no CIC-BG

2015-04-10_190211
Os profissionais das mais diversas áres industrias do Estado poderão se beneficiar dos assuntos discorridos no evento

“Indústria Gaúcha em Movimento” é tema de palestra que ocorrerá em Bento Gonçalves no próximo dia 5 no Centro da Indústria, Comércio e Serviços – CIC-BG, e está sendo organizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS. Tendo como base a atuação política, serão compartilhadas com o corpo empresarial de Bento Gonçalves ações visando o desenvolvimento do Estado.
A reunião-almoço, abordará os trabalhos do Conselho de Articulação Parlamentar – COAP que é um dos 10 conselhos setoriais / temáticos da FIERGS e faz parte do sistema de interesse e de representações da Federação; do Grupo de Política Industrial – GPI que tem como um dos principais trabalhos desenvolvidos a Plataforma de Compromissos para um Brasil Industrial e da Frente Parlamentar da Indústria Gaúcha, que foi lançada este ano e congrega deputados estaduais e representantes da FIERGS e da CIERGS.
O Conselho de Articulação Parlamentar – COAP faz parte do sistema de defesa de interesses e de representações da entidade e tem como objetivo ampliar a base de apoio à indústria no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa, o conselho é composto por 25 membros e é coordenado pelo vice-presidente da Fiergs Claudio Bier, sendo o vice coordenador o diretor do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul – Ciergs, João Ruy Freire, que apresentarão os trabalhos do Conselho no CIC-BG. Dois membros do COAP são empresários de Bento Gonçalves o vice-presidente regional da FIERGS Carlos Bertuol e a vice-presidente do CIERGS Maristela Cusin Longhi.
O trabalho do Grupo de Política Industrial – GPI será apresentado pelo economista-chefe da FIERGS, André Nunes de Nunes, a equipe tem como um dos principais trabalhos a Plataforma de Compromissos para um Brasil Industrial, e em relação a ele será apresentado um documento que demonstra as principais reivindicações do setor industrial, divididas em cinco eixos – Segurança jurídica, desburocratização, simplificação e eficiência administrativa / tributária do setor público; Infraestrutura e Logística; Adequação do tamanho e peso do setor público, estabilidade macroeconômica e financiamento; Inserção externa e novas tecnologias; e Empreendedorismo, indústria e sociedade.
Já a Frente Parlamentar da Indústria Gaúcha que foi lançada neste ano, congregando deputados estaduais e representantes da FIERGS e da CIERGS, terá seu trabalho apresentado pelo coordenador, o deputado Fábio Branco (MDB), que demonstrará a base utilizada pela questão, a Plataforma de Compromissos para um Brasil Industrial. A palestra terá a colaboração do Conselho de Articulação Sindical e Empresarial – CONASE.