Desenhar estimula a atividade do cérebro e a criatividade, diz estudo de universidade norte-americana

2015-04-10_190211
Os pesquisadores da Universidade de Drexel deste estudo, porém, ressaltam que há diferenças em cada tipo de “arte”. Rabiscar um papel aumenta o fluxo de forma mais intensa, enquanto colorir de forma menos intensa.

Os pesquisadores deste estudo, porém, ressaltam que há diferenças em cada tipo de “arte”. Rabiscar um papel aumenta o fluxo de forma mais intensa, enquanto colorir de forma menos intensa

 

Muitas pessoas consideradas criativas praticam atividades artísticas ou pequenos hobbies apenas para benefício próprio. Querem ter ideias, abrir a mente e fazer novas conexões. E elas não estão nada erradas, segundo a ciência. Um novo estudo realizado pela Universidade de Drexel e divulgado na Fast Company mostra que o processo de criação artística (mesmo o mais simples) estimula a área do cérebro ligada ao chamado sistema de recompensa, a mesma área que faz com que dançar, rir e comer chocolate, por exemplo, sejam tão bom.
Para testar o impacto da realização de atividades artísticas no cérebro, Girija Kaimal, professora do College of Nursing and Health Professions da Universidade de Drexel, localizada na Filadélfia (EUA), usou scanners de ultrassom para observar como o fluxo sanguíneo no cérebro se altera quando as pessoas fazem rabiscos ou simples desenhos. Os testes foram realizados nas seguintes situações: quando a pessoa coloria algum desenho em formato geométrico, rabiscava um papel formando um círculo e desenhasse o que lhe viesse à mente. Alguns participantes se definiam como artistas profissionais, enquanto outros não. Cada atividade durou três minutos, com intervalos.
Os resultados, publicados no periódico The Arts in Psychotherapy, mostram que as atividades aumentaram o fluxo oxigenado para a área do córtex pré-frontal, ligado ao sistema de recompensa cerebral, quando os participantes estavam “criando arte” em comparação aos momentos em que não estavam. O aumento foi bem similar ao que ocorre quando alguém sorri, dança ou come um chocolate (atitudes que também podem estimular o sistema de recompensa do cérebro). Esse sistema, aliás, tem como função promover e estimular comportamentos que contribuem para manutenção da vida, como alimentação, proteção e sexo e, quando ativado, pode proporcionar sensações de prazer e satisfação.
Os pesquisadores deste estudo, porém, ressaltam que há diferenças em cada tipo de “arte”. Rabiscar um papel aumenta o fluxo de forma mais intensa, enquanto colorir de forma menos intensa. Mas a diferença é sutil, não tão significativa. Um fator curioso é que os participantes que se definiram como artistas tiveram menor aumento de fluxo direcionado para o sistema de recompensa durante os testes do que as pessoas que não se identificaram assim.
O benefício dessas artes específicas não ficam restritos a um maior fluxo sanguíneo oxigenado para o sistema de recompensa cerebral. Os pesquisadores apontam que os participantes se sentiram mais criativos momentos antes e logo depois de realizar as atividades artísticas. Eles acreditavam que estavam tendo ideias melhores e poderiam resolver problemas de forma mais prática.
“A nossa pesquisa indica que há um potencial inerente de evocar emoções positivas através do processo de fazer arte, particularmente com os rabiscos. Rabiscar é algo que todo mundo já fez alguma vez na vida, uma habilidade que todo mundo é capaz de ter e desenvolver. Deve, sim, ser vista como uma atividade prazerosa, sem julgamentos”, diz Kaimal à publicação científica da Universidade de Drexel. Ou seja: o estudo trouxe evidências de que esse tipo de arte, bem simples e de fácil acesso, pode ser um meio de terapia eficaz para qualquer pessoa, independentemente da sofisticação ou do seu talento para o desenho.

O que os desenhos dizem de cada personalidade
Figuras humanas
Preste atenção aos detalhes. Se as figuras são pequenas, as chances são de que você se sinta impotente ou queira evitar algumas responsabilidades. Quando você desenha apenas um esquema de uma pessoa (com alguns traços), seu estado emocional é pouco estável, você tende a se fechar e a não deixar ninguém se aproximar de você.
A cabeça de perfil e o corpo de frente: você vive ansioso por causa de seu círculo social e sente a necessidade de socializar; se você desenha uma pessoa de frente, você é aberto à comunicação. Quanto mais a pessoa desenhada estiver ’voltada para trás’, mais você quer evitar qualquer contato com o exterior.
Uma grande cabeça significa que você se orienta principalmente por seus pensamentos; uma cabeça pequena significa que você dá pouca importância ao trabalho intelectual; mal desenhada mostra timidez. Se você desenhar a face detalhada, significa que você está muito preocupado com a sua aparência física e seu relacionamento com as outras pessoas; você se preocupa com o que acham de você.
Os olhos fechados, ocultos ou mal desenhados indicam uma tendência a evitar estímulos visuais desagradáveis, você que ignorar os momentos desagradáveis ​​da vida.
As orelhas grandes significam que você é muito sensível a críticas e depende da opinião dos outros; orelhas muito pequenas ou ausentes querem dizer que você não quer ouvir a opinião e o ponto de vista dos outros.
Os ombros ou todo o corpo grande indicam que você sente muita força ou tem obsessão exagerada pelo poder; ombros pequenos, ao contrário, significam baixa autoestima e irrelevância; ombros curvados para baixo do corpo significam desespero, tristeza e falta de energia vital.
Os braços são o símbolo das relações entre as pessoas. Se estiverem estendidos, significam que as suas ações estão fora de controle; se você desenhar os braços cruzados sobre o peito, mostra hostilidade; braços nas costas ou com as mãos nos bolsos significam que você não deseja aceitar acordos nem ceder; os braços junto ao corpo significam que você dificulta o contato social.
As pernas longas indicam sua necessidade de independência; pernas curtas, que você se sente fisicamente ou psicologicamente desconfortável; pernas afastadas são uma aparente indiferença a seus interlocutores e às suas ações; os pés juntos significam timidez na hora de se comunicar.
Um grande desenho no centro da folha significa: “o centro do mundo sou eu e o resto são meus companheiros“. Elementos suaves e curvas dizem: ”sou uma pessoa amável e amo todo mundo!“. Mas por detrás significam: “mas todos me cansam e é melhor eu ir embora!”. O autor deste desenho é uma pessoa séria e minuciosa. Obviamente é um indivíduo criativo e em poucos elementos, conseguiu expressar tudo o que lhe preocupa neste momento.

Animais
Suas emoções de hoje podem depender diretamente do animal que você tenha desenhado. Se for um tigre ou um lobo, você tem uma agressividade oculta; se for uma raposa, você pensa em enganar ou mostrar astúcia; um coelho ou esquilo mostra que você precisa de proteção e cuidado; um leão indica que você sente superioridade sobre os outros. Este mecanismo se assemelha ao significado alegórico que têm os animais em histórias infantis. Quando constantemente se desenha o mesmo animal, como pássaros ou insetos, as chances são de que você se compare a eles e lhes atribui as suas habilidades.

Espirais, círculos ou linhas onduladas
Significam que os problemas dos outros não importam muito a você. Você provavelmente está até mesmo passando por uma crise emocional: às vezes pensa sobre os seus problemas. Você deve prestar atenção ao seu comportamento, para não explodir ou descontar naqueles que não têm nada a ver com as suas tristezas.

Flecha
Elas simbolizam o vetor, a direção para onde você se dirige. Se a seta aponta para cima, você direciona sua vida a outras pessoas; se aponta para baixo, você se concentra em si mesmo; uma seta apontando para a esquerda significa que você olha para o passado; se aponta para a direita significa que você pensa no futuro.

Estrelinhas
Você quer ser o centro das atenções. Mas se a sua estrelinha tem muitos raios de luz ou se os desenha muito separados dela, pode significar que você esteja deprimido.
Flores, sol, nuvens
Umas flores alegres e o sol indicam que você gosta do jeito que sua conversa telefônica está se desenvolvendo. As chances são de que, ao ouvir seu interlocutor, você sonha ou fantasia com algo agradável. Estes desenhos revelam o seu otimismo e bom humor.

Cruzes
Talvez você se sinta culpado em relação a alguém próximo ou tenha algum problema pelo qual você se sente responsável.

Casinhas e barcos
As formas simétricas demonstram o amor à ordem e a tendência para planejar e calcular tudo com antecedência. Isto é o que transmite uma imagem como esta: “Sou difícil de enganar, sempre sei o que quero, tenho meus objetivos muito claros e estou pronto para defender as minhas opiniões, custe o que custar”.

Mesa de xadrez
Aparentemente você está em uma situação desagradável ou difícil. Se você desenha esse tipo de imagem, muitas vezes isso significa que sofre de complexos escondidos relacionados com a sua incapacidade de resolver uma ou outra situação ou que você está olhando para si mesmo, buscando seu caminho na vida e que tem dúvidas sobre se o seu modo de viver seja o correto.

Favo de mel
Busca harmonia, tranquilidade e indica que você quer organizar sua vida. É provável que você queira criar uma família.

 

Cada estilo de desenho costuma dizer sobre cada perfil
Os resultados, publicados no periódico The Arts in Psychotherapy, mostram que as atividades aumentaram o fluxo oxigenado para a área do córtex pré-frontal, ligado ao sistema de recompensa cerebral
Os pesquisadores apontam que os participantes se sentiram mais criativos momentos antes e logo depois de realizar as atividades artísticas