Descartadas as três suspeitas de coronavirus em Bento

2015-04-10_190211

Até o fechamento desta edição, no final da tarde de quinta-feira, 13, o Estado contabiliza quatro casos confirmados de contaminação

Divulgado pelo Comitê de Atenção ao Coronavírus na manha de quarta-feira, 11 que todos os casos suspeitos de coronavírus em Bento Gonçalves foram descartados, depois da análise dos exames do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen-RS).  Por outro lado, na mesmo dia foi confirmada, no início da noite desta mesma quarta-feira, a contaminação de uma pessoa na cidade de Caxias do Sul. O paciente de Caxias tem 42 anos e esteve em Milão, na Itália, recentemente. O caso da Capital é de uma jovem de 19 anos, que também retornou da Itália em fevereiro.

4 casos no RS
Na terça-feira,10, o governador anunciou o primeiro diagnóstico positivo do Estado, um empresário de 60 anos de Campo Bom. Na manhã desta quarta, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou o primeiro caso da Capital, uma mulher de 54 anos, que somam-se a o caso de caxias do Sul

69 no Brasil
Até o final da noite de quarta-feira11, o Brasil tinha 69casos suspeitos de coronavírus, sendo dois no DF. Os outros estão em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Alagoas, Bahia e Rio Grande do Sul. O primeiro caso no país foi confirmado em 26 de fevereiro, em São Paulo. Até agora, o Brasil não tem mortes pela doença.

ONU declara pandemia
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quarta-feira (11/3), em Genebra, que o novo coronavírus é uma pandemia. O Covid-19 infectou mais de 110 mil pessoas desde o fim de dezembro de 2019 e matou mais de 4 mil pacientes nos cinco continentes.

O que é pandemia
De acordo com a descrição da OMS, uma pandemia é caracterizada quando a doença está se espalhando entre seres humanos em uma série de países. Ela acontece quando surgem surtos localizados em diversas regiões do mundo ao mesmo tempo.
Para receber a classificação de pandemia, é preciso que sejam registrados casos da doença em todos os continentes. Além do Covid-19, que teve início em janeiro e recebeu a classificação de pandemia hoje, a gripe asiática que aconteceu em 1957, também se encaixa na definição: em cerca de 10 meses, a pandemia atingiu a Austrália, a Índia, a Europa, a África e os Estados Unidos, causando cerca de 70 mil mortes.

O que muda com a declaração de pandemia
Para o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a declaração de pandemia não muda nada, na prática, para o Brasil Isso porque o país já havia registrado casos e vinha adotando procedimentos mais cautelosos em comparação com outros países.

“Na prática, não [muda]. Nós já temos casos confirmados dentro do país, temos transmissão local, não temos transmissão sustentada, que pode ser a próxima etapa. E cada etapa dessas tem medidas adicionais que vão sendo acrescentadas”, disse antes de participar de audiência pública na Câmara dos Deputados. Para ele, a organização demorou a fazer o movimento, o que pode ter prejudicado países como a Itália. “Nós já estávamos trabalhando assim. Já estávamos considerando (pessoas vindas da)América, Europa, Ásia, Oceania (como possíveis casos suspeitos). Só não estávamos considerando os da América do Sul e África. Agora, todos”, afirmou. Segundo o ministro, é provável que o Brasil passe a ter transmissão sustentada da doença – ou seja, quando se torna impossível de detectar os elos de transmissão ou quando o processo atinge nível 5 (cinco pessoas envolvidas na transmissão dentro do país). Mandetta disse, ainda, que a declaração de pandemia faz com que o país possa identificar casos com base em sintomas, histórico de qualquer viagem internacional ou contato com alguém infectado, e não apenas com uma lista de países de maior risco.