Deputada líder do Governo Federal apoia a criação da Zona Franca da Uva e do Vinho

2015-04-10_190211

Sábado o Vale dos Vinhedos recebeu a deputada mais votada do Brasil, a jornalista Joice Hasselman (PSL) para se engajar na luta em prol do vinho nacional

 

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL), líder do governo na Câmara dos Deputados participou neste sábado (27) de um encontro que pede apoio à criação da Zona Franca da Uva e do Vinho. Depois de ouvir explanações sobre o mercado nacional do vinho brasileiro em relação ao mercado interno e à concorrência dos vinhos importados feita pelo do diretor do Ibravin Carlos Paviani, a deputada pronunciou-se, emocionada, a deputada lembrou que seu avô plantava uvas e fazia vinho para a família. “ Desde muito cedo acompanhei este processo e vendo vocês falarem com esta paixão, me emociono, pois lembro-me de ajudar o meu avô a colher uvas e fazer o suco. Estar aqui é voltar à minha infância”, declarou em lágrimas a líder do governo.
“Com tudo que ouvi aqui, não vejo lógica de não ter este incentivo. Contem comigo, pois a partir de agora, eu faço parte desta frente e vou ajudar a esta região a se desenvolver e lembrar de meu avô cada vez que pisar aqui”, declarou sob o aplauso dos presentes.
A Deputada também se posicionou contra a tributação de quase 60% sobre o vinho nacional, “que na minha opinião é alimento e não deveria estar tributado desta maneira, pois gera enriquecimento com o turismo comércio e serviço”.
Colocando seu apoio a Deputada e mais uma engajada na luta para a redução ou isenção de tributos no varejo, beneficiando os vinhos brasileiros com carga de tributos diferenciada.

Projeto de lei
O projeto de lei de autoria do ex-deputado federal João Derly, arquivado após o deputado não se reeleger, visa pedia a de impostos para na venda de vinhos no varejo em 23 cidades da Serra Gaúcha que detém produção vitivinícola. A intenção do projeto é estimular o desenvolvimento da vitivinicultura local e o enoturismo na região. “Desde sua criação o que queremos mostrar para o governo não é o que ele vai deixar de arrecadar e sim o que vai movimentar. Desonerar o vinho na região produtora faz com que se movimente o turismo”, destaca o hoje Secretário de Esportes do Estado, João Derly.
Os deputados Jerônimo Goergen (Progressistas) e Carlos Gomes (PRB), já solicitaram o desarquivamento do projeto de lei, que já teve o apoio formal do Presidente do Senado Rodrigo Maia (DEM), que recentemente esteve no Vale dos Vinhedos para conhecer as reivindicações do setor. Na oportunidade Maia também prometeu apoiar a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) do vinho.
De acordo com dados do Ibravin, a tributação nos vinhos corresponde a 54% do valor do produto. “Há uma desvantagem do vinho nacional em comparação com o importado, porque o produto estrangeiro é tributado pelo valor de entrada, enquanto que no vinho elaborado no país é cobrado imposto sobre o valor da venda. Essa diferenciação tem nos causado prejuízos e tirado a nossa competitividade”, explica o diretor de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Paviani, lembrando que este é o principal gargalo do setor.