Depois de muitas ações judiciais, sindicato rural tem eleições dia 26

2015-04-10_190211
A tesoureira da Fetag Elisete Hintz explicou sobre o processo eleitoral tumultuado

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves (STRBG) finalmente vai ter novas eleições para a presidência. Após ter sido adiado, o novo pleito está confirmado para segunda-feira (26). As duas chapas concorrentes finalizaram a inscrição na manhã de quarta-feira (21).
Uma das novidades é que a atual presidente do sindicato, Inês Fagherazzi Bianchett, que teve seu nome impugnado, foi habilitada a concorrer. A chapa 2 havia pedido a impugnação de Inês porque a confecção do talão de produtora dela foi em 9 de maio, após a publicação do edital que determinava que os candidatos com talão de municípios como Pinto Bandeira, Santa Tereza e Monte Belo não poderiam concorrer. Inês, que concorria por Pinto Bandeira, apesar de ter dado baixa do talão de produtor no ano de 2015 e até então não ter comprovação de ser agricultora, apresentou então um bloco de produtora do distrito de São Pedro neste ano.
De acordo com a tesoureira da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag), Elisete Kronbauer Hintz, a habilitação foi porque “a Inês apresentou um contrato de parceria de trabalho rural em Bento Gonçalves em fevereiro de 2017 e o registro em abril de 2017, portanto anterior ao edital que foi em 05 de maio. Na análise da comissão eleitoral, ela poderá voltar a integrar chapa 1”. A comissão eleitoral esteve em Bento Gonçalves na terça-feira (20) para se reunir com as chapas. Para Elisete, é importante que aconteça a eleição para que os associados não sejam prejudicados. “O principal ponto para nós são os associados e associadas. Os agricultores poderão ir até as urnas e escolher seus representantes”, avalia.
O recurso apresentado por Inês foi a um contrato de parceria que ela firmou em abril, ou seja antes da publicação. Porém, a chapa 2 acredita que esta habilitação não é justa. “É injusto porque o processo eleitoral começou em fevereiro e esta deveria ser a data usada. Entramos com um ofício para que o Ministério Público investigue se este contrato é verídico, se há de fato trabalho na área, ou se está apenas no papel”, explica o advogado Cesar Gabbardo, que representa juridicamente a chapa 2. Para ele, um dos fatores que é válido investigar é porque o contrato firmado foi entre Inês e o pai do atual candidato a presidência da chapa 1, Ivando José Lerin.
Inês voltou a integrar a chapa 1 concorrendo como secretária geral. O candidato a presidência é Ivandro José Lerin. Já o candidato da chapa 2 é Cedenir Postal. Os municípios de Pinto Bandeira, Monte Belo e Santa Tereza, emancipados a mais de duas décadas, haviam ficado de fora do sindicato, porém a Fetag apresentou junto ao Ministério do Trabalho em Caxias do Sul, que mesmo sem os locais estarem na base territorial legal, os produtores das localidades podem ser representados pelo Sindicato.
A votação ocorre na segunda-feira (26), das 9h às 15h com urnas nos municípios e distritos de abrangência do Sindicato. Os associados de Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul e Santa Tereza poderão votar se tiverem as mensalidades em dia. A posse da diretoria será ainda na segunda-feira, após a contagem de votos.

Relembre o caso
As eleições estavam marcadas para acontecer em 1º de maio, mas foram suspensas em 25 de abril. O Ministério Público do Trabalho (MPT) informou que desde 2009 a entidade estava com os registros desatualizados e perdeu o status de sindicato. A Fetag publicou um edital em maio retirando Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul e Santa Tereza da base territorial, assim sendo os candidatos com talões de produtores rurais destes municípios não estariam aptos a concorrer. Depois, a eleição estava marcada para o dia 9 de junho, mas novamente foi suspensa após uma impugnação feita pela chapa 2. Finalmente o pleito foi marcado para o dia 26 de junho, caso contrário o Sindicato seria fechado por até 120 dias para novas definições e eleições.