Delegado afirma que número de registros de ocorrências poderiam ser bem maiores no casos de pirâmide financeira

2015-04-10_190211

Em Bento Gonçalves se tornou constante registros na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) referente a clientes que investiram dinheiro  em empresas que prometiam lucros mirabolantes e imediatos e perderam tudo Segundo o Delegado Álvaro Becker, 15 boletins de ocorrências foram registrados contra estas empresas. Um dos casos foi o de um homem de 49 anos que investiu R$ 7.587 na empresa e, desde setembro, não consegue recuperar o valor. A mesma situação viveu um homem de 30 anos que investiu R$ 7,832.00 na empresa acreditando no pagamento de juros de 1,5% a 3% ao dia. Ele perdeu integralmente o valor investido e não consegue mais retorno da empresa para reaver o dinheiro.
Segundo o delegado Álvaro Becker, chefe da 2ª Delegacia de Polícia (2ª DP) “O número de ocorrências só não é maior,  porque a maioria dos lesados  não tem como comprovar a origem do dinheiro dos dinheiros investidos. ”

Saiba como funciona as pirâmides financeiras e como se proteger
O enredo de um golpe financeiro é sempre o mesmo: os ganhos prometidos são tentadores, os retornos podem aumentar caso o participante indique novos investidores e os líderes das empresas ostentam carros e acessórios de luxo. E, de fato, quem é atraído pelo esquema recebe, inicialmente, muito dinheiro. Até que um dia a empresa começa a alegar que está com problemas para realizar pagamentos, ou que foi vítima de fraudes.
Uma forma fácil de identificar uma empresa que atua como pirâmide é analisar o comportamento de seus participantes, geralmente eles divulgam mais os ganhos financeiros do que o produto ou serviço prestado. Nos Estados Unidos existe a famosa regra dos 70% que explica que para uma empresa de marketing multinível ser legítima pelo menos 70% do retorno financeiro deve ser sobre a venda do produto.
Um caso bastante recente é o da Unick Forex, uma organização criminosa sediada em São Leopoldo, no Vale do Sinos, e ligada ao mercado de criptomoedas, de acordo com a investigação, o grupo não teria autorização de autoridades competentes para atuar no setor e teria realizado a captação ilegal de recursos de cerca de 1 milhão de clientes.

A Pirâmide Financeira X Marketing Multinível
A pirâmide financeira em alguns casos é confundida com o Modelo de Marketing Multinível. Embora exista uma grande diferença entre estas práticas, principalmente quando se trata de legalidade. O Marketing Multinivel  já foi chamado de “o grande modelo de negócio do século XXI”, apesar de suas semelhanças com o esquema de pirâmide financeira. No entanto, o marketing multinível é legal, ao contrário da pirâmide financeira. A diferença entre os dois pode ser sutil, mas é fundamental.
No marketing multinível há necessariamente um produto a ser vendido, e empresas como Avon utilizam este modelo. Nele, cada membro é remunerado pelas vendas do produto e também recebem porcentagem pelas vendas feitas pelos membros por ele recrutados. Não há remuneração por simples indicação.

Veja algumas dicas para farejar um esquema de pirâmide
O “Efeito Halo” – Não se deixe levar pela aparência! É comum que os fraudadores vendam uma imagem de investidores bem-sucedidos, milionários e com supostos métodos de sucesso financeiro comprovados. Essa tática é amplamente utilizada para recrutar novos membros. O “Efeito Halo”, é onde a mente humana julga e tira conclusões sobre outra pessoa a partir de estereótipos.
Corra, é por tempo limitado–Tenha paciência, respire antes de investir. A mesma tática utilizada – legalmente – por comerciantes para aumentar as vendas no varejo é explorada pelos cérebros das pirâmides. Para atrair novos participantes, os fraudadores costumam vender a ideia de que aquele investimento é valioso, exclusivo e uma possibilidade única de conseguir altos retornos
Traga a família e os amigos –Um dos principais sinais de que você pode estar diante de uma pirâmide é a recomendação para indicar novos membros. “Geralmente o investidor é avisado sobre a necessidade de convidar familiares e amigos logo no começo do esquema.
Promessas, promessas –Não há segredo: em finanças, risco e retorno andam de mãos dadas. Assim, ligue o sinal de alerta para qualquer promessa de retornos elevados sem riscos.