Deixar o notebook conectado na tomada por muito tempo estraga o aparelho?

2015-04-10_190211

Muitas pessoas tem essa dúvida! Confira as respostas

Um dos principais pontos a serem levados em conta na hora da compra de um notebook é a vida útil da bateria.
Dependendo do tipo de uso do computador, as vezes o aparelho precisa ser usado por longos períodos diariamente, e por isso necessita ficar conectado na tomada. Mas esse hábito de uso faz mal para o desempenho do produto a longo prazo?
Nos últimos anos, a tecnologia por trás das baterias evoluiu bastante. Alguns mitos já foram desmentidos, como precisar deixar o aparelho carregar até o máximo para retirá-lo da tomada ou começar a utilizá-lo.
Mas o que dizer sobre a dúvida entre usar o notebook conectado na tomada ou somente na bateria? Será que é prejudicial deixar o computador carregando 100% do tempo? Ou devemos desconectar o PC da tomada de tempos em tempos para manter a saúde da bateria?
Há algum tempo atrás isso era verdade, em função do “efeito memória” que acabava afetando as baterias.
Hoje, as baterias feitas de íons de lítio, mais modernas, não são afetadas por esse comportamento do usuário, dando mais liberdade para o uso quando necessário, independente do tempo e quantidade de carga fornecida.
Quando um notebook está conectado na tomada e a bateria está cheia, a própria bateria dispõe de uma tecnologia que corta o fornecimento de energia e a deixa passar diretamente para o computador no intuito de mantê-lo funcionando.
Isso significa que a bateria para de recarregar no momento em que estiver com 100% da carga.
Portanto, não há problemas em manter o notebook conectado na tomada mesmo com a carga em 100%.
Contudo, o recomendável é evitar que o nível da bateria baixe para valores menores do que 20%. Isso pode acabar prejudicando a vida útil do módulo de bateria, diminuindo sua capacidade de reter a carga.
Quando você recarrega a bateria do seu notebook, a bateria vai se desgastando com o tempo (como acontece com qualquer outro eletrônico).
Porém, os módulos de energia têm um número de ciclos de carregamento e, à medida que muitos ciclos são realizados, a bateria vai “envelhecendo”.
Além disso, outra dica valiosa é evitar ligar e desligar o notebook muitas vezes durante o dia. Para momentos em que o notebook estiver ocioso, o recomendável é utilizar o modo de suspensão, que economiza bateria e mantém os programas e arquivos abertos.

Fonte: Tecmundo