Decoração de Natal para o jardim

2015-04-10_190211

Quem tem a sorte de morar numa casa com jardim, tem a sorte de poder estender a decoração de Natal de dentro, para fora. Decorar um jardim para o Natal pode ser uma atividade muito divertida, com um efeito final fantástico, por isso, inspire-se nestas ideias originais que a equipe da equipe da Gazeta.

Portas e vedações
Para envolver todo o jardim no espírito natalino, comece por decorar a vedação com luzes, fitas ou laços… e dê as boas-vindas a quem quer que chegue ao portão do jardim, com uma bonita coroa de Natal que pode até ser criada com frutos do próprio jardim.

Exibição de natal no jardim
Quem diz que a disposição de enfeites de Natal tem de ficar exclusivamente reservada para o interior da casa? Aproveite os frascos de vidro que já não usa ou compre alguns e disponha-os em todo o jardim com ornamentos de Natal no interior.

Árvores e arbustos enfeitados
Dois dos elementos decorativos mais óbvios num jardim, as árvores e os arbustos ganham espírito natalino ao serem decorados com luzes brancas (ou coloridas, se preferir) que podem percorrer todo o tronco e os ramos. Para que exista, mesmo assim, uma decoração de Natal visível no jardim durante o dia, decore as próprias árvores e arbustos com enfeites de Natal como bolas e laços (é importante que sejam resistentes), aproveitando, por exemplo, CDs antigos, que podem ser recortados em forma de estrela e pendurados nas árvores e/ou arbustos – ao refletir a luz, dará um toque especial ao jardim, conferindo-lhe uma decoração de Natal cintilante.

Vasos com enfeite de Natal
Com cola, fita-cola dupla face ou simplesmente atados a um fio, decore os vários vasos espalhados pelo jardim com enfeites de Natal giros.

Presépio gigante
No Natal, o jardim é o palco perfeito para um presépio de grandes dimensões. Poderá comprar as figuras, que certamente encontrará em lojas de decoração ou mesmo online. Se preferir, poderá criar e pintá-las a partir de moldes em madeira ou recortá-las a partir de caixas de cartão. Uma vez montado o presépio no jardim, não se esqueça de o iluminar… afinal, Natal sem presépio não é Natal.

Arranjos florais no meio do jardim
Aproveitando aquilo que o jardim já tem para oferecer e adicionando alguns elementos natalícios, crie alguns arranjos florais de Natal para espalhar pelo jardim (seja criativo nos recipientes utilizados – vasos, trenós, carrinhos de mão, regadores…), tornando-o assim num ponto de passagem obrigatório antes de entrar em casa.

Lanternas iluminadas
Mesmo que não tenha lanternas em vidro ou acrílico, pode criá-las muito facilmente com recurso a latas de conservas cilíndricas: faça furos à volta da lata com o auxílio de um martelo e um prego ou um pequeno berbequim (pode até criar uma forma natalícia), coloque uma vela no interior e suspenda. Pode ainda reunir um conjunto de latas, distribuindo pequenas luzes de Natal pelas mesmas.