De que forma as mulheres lidam com os questionamentos atuais

2015-04-10_190211

A presença da mulher ao longo dos anos no mercado de trabalho, em cargos de chefia, tendo reconhecimento financeiro e profissional, além de direitos e voz ativa está cada vez mais forte, os avanços colocam as mulheres em posição empoderada, porém trás consigo questionamentos. O que acontece quando a maternidade passa a ser um desejo para essas mulheres?

Ponderar entre ter filhos ou não
A dedicação de uma mãe quando acaba de ter um filho é exclusiva, não lhe sobra tempo para muitas outras funções, o trabalho neste período fica em segundo plano para a maioria das mulheres, e é justamente essa uma das maiores preocupações e motivos que as mesmas estão ponderando muito antes da escolha de ter um filho.

As mulheres que optam não serem mães
Talvez por este motivo, seja crescente a geração de mulheres que não querem ter filhos, que acreditam que ser mãe não “cabe” em suas vidas, os fatores que provocam a decisão são os mais variados, desde não se identificar com a maternagem até a preocupação com a carreira.
Todas as mulheres devem ter a liberdade de escolher e não serem julgadas por elas

O mercado de trabalho após maternidade
É inegável que vivemos em uma época de competitividade com profissionais cada vez mais qualificados disputando uma vaga, além de empregadores mais exigentes e incompreensíveis. Nessas horas as mães, principalmente com filhos pequenos saem na desvantagem, pois os patrões do mundo corporativo querem pessoas mais focadas e disponíveis possível, esta acaba sendo a seleção natural de muitas empresas.

A volta ao mercado de trabalho pode trazer muita autoconfiança

O aspecto psicológico da volta ao trabalho
Deixar a sua “cria” é um dos momentos mais delicados, delegar as funções e tarefas que eram dela e passar muitas horas afastada é algo que assusta as recém-mães, o ato de deixar a criança com uma babá, na escolinha, com os avós, ou qualquer que seja a solução encontrada, trás um sentimento de culpa a muitas delas, a falsa ideia de estar delegando a outros o afeto e educação de seu(s) filho (s) as assusta.

Ponderar a viabilidade financeira
Uma das questões analisadas com a escolha de voltar ao mercado de trabalho é a de que, dependendo do salário que irá receber, financeiramente não compensa colocar o filho em uma creche/ colégio de tempo integral. Muitas mulheres optam por ficar em casa por este motivo.

A maternidade pode ser solitária
Ficar em casa o dia inteiro imersa em cuidados com a prole pode deixar muitas mães com a sensação de solidão, pois lhes falta interação social, conversar, ter novos assuntos, sair um pouco daquele universo, pode ser muito positivo.

Como conseguir conciliação a carreira profissional e maternidade
Decisão tomada! A volta ao mercado de trabalho é a escolha, de que forma fazer isso da maneira mais descomplicada e leve possível?

Pode ter certeza que independente de qual seja a sua escolha o seu filho só quer lhe sentir feliz

Analise suas escolhas
Este é o momento de analisar que rumo você deseja para sua carreira. Pense no momento que sua vida profissional ‘parou’, é para aquele lugar que você quer voltar?

Sim, quero voltar!
Se a resposta for sim, estude e se recicle, atualize-se de tudo que pode ter mudado desde o momento que você saiu, após isso, procure oportunidades ou volte para o seu antigo lugar, caso a sua volta seja após a licença maternidade.
O Importante é estar segura para onde está indo, a autoconfiança trás resultados.

Não, quero mudar!
Se a resposta ao questionamento inicial for não, é hora de definir novos sonhos e objetivos e focar neles, não tenha medo de recomeçar, essa pode ser a sua oportunidade rumo ao sucesso, fazendo algo que lhe motiva e realiza!
Procure se qualificar na área escolhida, estudar é sempre um dos maiores diferenciais, além da vontade e dedicação. Quando começamos em um novo ramo, o importante é ter a primeira experiência e conseguir uma colocação dentro da área escolhida, não importa o cargo no início, use todas as experiências ao seu favor.

Apareça!
Procure ser vista, seja na sua nova área escolhida ou na profissão que você já estava inserida antes da maternidade, registre-se em sites e agências de emprego, participe de eventos na sua área, faça cursos de reciclagem. Neste momento é muito importante nesta fase fazer novos contatos e ser lembrada pelos antigos.

Tenha uma certeza
Não deixe que ansiedade tome conta de suas ações, as coisas irão voltar aos eixos, é só ter paciência e se dedicar a fazer os sonhos acontecerem, com uma certeza maravilhosa, ao final do dia, olhinhos e sorrisos cheios de amor lhe receberão em casa.

A crescente onda das mães que trabalham em home office
O número de mães que decidem empreender ou trabalhar de casa para ficar próxima a seus filhos e trazer para seu lar a realização profissional e a maternidade é enorme.
O que mais chama a atenção das mães que procuram esta alternativa é a proximidade na educação e rotina com os filhos, flexibilidade de horário, economia de tempo de deslocamento, possibilidade de tornar-se dona do seu próprio negócio e a não necessidade de faltar ao trabalho quando a criança fica doente, dentre outras vantagens apontadas por aquelas que escolhem essa opção.

Respeitar a decisão de todas
Não importa qual seja sua escolha, ser mãe e ficar em casa cuidando dos filhos; ser mãe e voltar ao mercado de trabalho; ser mãe e teu ser próprio negócio em casa ou não ser mãe.
O importante é que todas as pessoas merecem respeito á suas escolhas, cada um sabe as cargas, problemas, alegrias e motivações que carregam e ninguém deve interferir ou questionar nenhuma atitude, desde que não macule o espaço e direito de escolha do outro.

 

Dicas para trabalhar em home office

1 – Tenha auxílio em pelo menos um dos períodos, seja uma cuidadora, alguém da família ou escolinha;
2 – Tenha organização, tanto em relação aos seus horários quanto com seu ambiente de trabalho;
3 – Crie um ambiente próprio para a função;
4 – Troque de roupa, arrume-se como se fosse sair de casa;
5 – Tenha um horário médio de carga horária a cumprir;
6 – Enquanto trabalha não fique parando para realizar afazeres domésticos, as horas corridas de trabalho rendem mais;
7 – Tenha um tempo reservado para ficar com seus filhos, sem trabalhos ou tarefas para resolver, tempo de qualidade é o segredo;
8 – Afaste as distrações tecnológicas, celular, televisão e afins podem tomar mais tempo que você imagina;
9 – Crie sua agenda e tente ao máximo cumpri-la;
10 – Tenha dias de descanso;
11 – Peça auxílio da família para que entendam que você estar em casa não significa que você está disponível para tudo, no momento do trabalho, só coisas muito importantes;
12 – Saiba quando parar, não é porque está em casa que você irá trabalhar indefinidamente;
13 – Após o encerramento do dia de trabalho, não fique voltando para realizar pendências, deixe para o outro dia.
14 – Tenha foco, seja organizado e tudo dará certo.

 

Facilite a sua volta ao trabalho

1 – Defina a opção que lhe deixar mais segura em relação a quem ficará com o bebê, pondere opiniões, mas defina o que você preferir;
2 – Se o bebê ainda mamar, planeje a amamentação, hoje em dia muitas ferramentas podem ser utilizadas para este fim, como as bombinhas de tirar leite (não esqueça o absorvente de seios);
3 – Tente procurar uma colocação em um lugar que a flexibilidade possa ser negociada;
4 – Faça uma lista de atividades práticas de tudo que você precisa organizar antes de voltar ao mercado de trabalho;
5 – Dedique tempo de qualidade ao seu filho, sem distrações ou tarefas, será muito bom para ambos;
6 – Cuide de você, compre algumas roupas novas, faça as unhas, uma hidratação, nem que seja em casa, mas tire um tempo para se cuidar;
7 – Não se culpe! Você está fazendo o seu melhor, tenha certeza disso.