De obras e egos

2015-04-10_190211

Segunda (9), foi a assinatura do contrato para a construção do presídio em Bento Gonçalves. O assunto vinha se arrastando há anos, com idas e vindas e, finalmente, uma empresa aceitou receber o imóvel (terreno e construção) do DAER, e o presídio, dizem, que vai ser concluído até dezembro de 2018.
Mas, como a legislação eleitora exige, os candidatos à (re)eleição só podem participar de inaugurações de obras até três meses antes do pleito, para a assinatura do contrato de ontem foi organizada até caravana de correligionários, simpatizantes, funcionários públicos municipais, e também, dos que que não precisam de justificativa (e nem cargo) para aproveitar um passeio na capital, e, de quebra, aparecer numa foto histórica.
Mais de 70 pessoas esticavam o pescoço para aparecer na foto junto ao governador, que não fez mais do que sua obrigação em cumprir com a responsabilidade da construção do novo presídio, já que a segurança é dever do Estado.
Para o contribuinte não ficou muito claro a importância da gazeada de um dia de trabalho de secretários municipais para prestigiar o ato de assinatura. Alguém pode explicar qual é o envolvimento da Secretaria de Agricultura do município com a construção do presídio? Se conseguir, aproveita e justifica a presença também do Secretário de Esportes, do Turismo, da Cultura, das Finanças, do Ipurb, da Mobilidade, de Governo , e todos mais, incluindo seus secretários adjuntos. Uma ressalva: ficaram no município trabalhando os secretários, de Saúde e o de Desenvolvimento Econômico.
Os vereadores, independente de partidos estavam lá, fazendo o que, ninguém sabe, pois a sessão da Câmara  foi suspensa  por falta de quorum, já que apenas quatro vereadores estavam na casa, a saber: Paco, Camerini, Tonieto e Pessuto. Malandramente um edil não compareceu nem à sessão, e também deu uma “miguelada” na cerimônia no Governo do Estado.  Zanela aproveitou a deixa e foi curtir o sol de outono em outro lugar.
Sem contar com umas figuras que ninguém entende o porquê, mas adoram aparecer em todos os eventos  e fazem questão de aparecer em foto oficial, como Jauri Peixoto, que desde a ditadura está, firme e forte, em todas as fotos marcantes da história de Tubiacanga.
Falando em Consepro, o presidente Laércio Pompermayer estava lá, na última fila, mesmo porque, o órgão que é coordenado pelo Centro da Indústria e Comércio  e que roda as empresas associadas com o chapéu na mão para pedir contribuição para investir na segurança do município, não deve ser importante para estar na primeira fila da foto. Importante mesmo é o secretário de Segurança Pública do município, que depois de dois anos de pasta, só tem o cargo, mas não a rubrica para investir na segurança pública. Mas, na foto ele está bem, muito bem, igual ao Pasin, que só repassou ao Estado o terreno que foi desapropriado pelo o ex-prefeito Gabrielli, mas está lá todo prosa com o grande feito, seja lá qual for.

P.s.: Pasin fez questão de se atravessar na foto oficial de todos com o Governador. Confiram nas publicações oficiais pela imprensa local. Campanha é campanha!