De filhote a adulto, a alimentação deve mudar

2015-04-10_190211
Quando o cão já possuir um ou dois meses, você pode começar a introduzir a ração

Nas primeiras semanas de vida, nada é melhor do que o leite materno. Ele possui todos os nutrientes, vitaminas, proteínas e hormônios essenciais para esse primeiro momento do cãozinho no mundo. Aliás, nenhum outro tipo de leite, que não seja o materno, deve ser dado ao filhote. O ser humano é o único mamífero que bebe leite de outras espécies, já o estômago do cão dificilmente tolera outro tipo de leite que não seja canino.
Quando o cão já possuir um ou dois meses, você pode começar a introduzir a ração. Claro que ela deve ser específica para filhotes. Você pode optar pelas rações úmidas, já que o cão ainda não possui os dentes formados para mastigar a comida, ou a ração seca, que você pode umedecer com um pouco de água. Com o crescimento dos dentes, estimule seu cão a comer a ração mais seca para que ele aprenda a mastigar e não engula grandes porções inteiras, prejudicando a digestão. Como o estômago do filhote ainda é muito pequeno, dê a ele uma média de seis refeições pequenas diariamente, sempre respeitando as indicações de quantidade/peso na embalagem.

A importância do alimento correto
Faça o acompanhamento do peso do cachorro e sempre dê a quantidade correta de ração. Vá diminuindo o número de refeições diárias para que, quando o cão estiver com um ano de idade, ele passe a fazer apenas duas refeições por dia. Procure dar a seu cão rações de qualidade. Apesar de mais caras, elas garantem que o cão estará ingerindo as quantidades certas de proteínas, nutriente e vitaminas das quais ele necessita. Para cada idade e tamanho do seu cão, existe uma ração específica. Jamais dê ração de filhote para adultos e vice-versa.
Evite deixar comida o tempo todo para o cão. Ele pode desenvolver obesidade ou ter o seu organismo funcionando de forma desregrada, prejudicando sua saúde e desenvolvimento. Estabeleça os horários certos de cada refeição. Mantenha seus comedouros sempre limpos e em um local seco e agradável para ele.