Daniel Randon apresenta palestra sobre oportunidades no crescimento sustentável

2015-04-10_190211
Daniel Randon

O Empresário abordou no CIC o tema da inovação

Um dos empresários mais conceituados do Estado, Daniel Randon fechou o ciclo de palestras de 2019 do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves. O CEO das Empresas Randon apresentou na quinta-feira (28), o tema “Inovação – Novas oportunidades para o crescimento sustentável”.
Diante do atual contexto de grandes – e constantes – transformações pelas quais passam os negócios, estar referendado por ações que demonstrem novos posicionamentos em processos, novas formas de se relacionar com o público e a criação de novos produtos são importantes para manter a competitividade das empresas.
Para Randon, inovação é um caminho que representa muitas oportunidades a partir de suas variadas concepções – ferramentas tecnológicas, transformação digital, novas tecnologias para produtos e para processos. “A inovação está totalmente ligada à mudança de mindset das pessoas. Hoje, a maneira como conduzimos nossos negócios estão mudando, e os segmentos em que atuamos já não são mais os mesmos”, opina.

Neste cenário, é preciso que as empresas façam mais do que investir em talentos e em tecnologia para buscar constantes atualizações e domínio das ferramentas utilizadas nos processos. “É importante que as corporações e as lideranças acompanhem a dinâmica de transformação do mundo, do país e do seu setor”, orienta o empresário. O executivo cita a indústria automotiva como exemplo de transformação. O setor debate a necessidade de redução dos impactos ambientais, a presença de carros autônomos e o compartilhamento de veículos. “Por conta disso, é importante que estejamos preparados para fazer diferente, para trabalharmos, cada vez mais, em rede e de forma colaborativa, para testar e corrigir rapidamente. A inovação é uma aliada neste caminho e pode contribuir, e muito, para o crescimento das organizações”, avalia o palestrante. Também presidente do Conselho Superior do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), o empresário diz que essa iniciativa atua na articulação de soluções e no apoio a empresas com ferramentas e metodologias que contribuem na busca pela competitividade e pela excelência em gestão. “Acredito que um dos maiores responsáveis pelo sucesso do Programa é a incrível capacidade de mobilização dos voluntários e sua habilidade de fazer conexões”.

É uma atuação na qual o debate acerca da inovação tem ocupado boa parte do foco do PGQP. No ano passado, foi lançado o novo propósito da organização – “Inspirar pessoas e organizações para transformar o Estado através dos seus mercados”. Neste mês, juntamente como o Polo RS e a Agenda 2020, o PGQP lançou o Transforma RS – um hub colaborativo para aumentar a competitividade do Estado. “Isso está alinhado com todas as mudanças que estamos passando nos últimos tempos.  Mais do que nunca, estamos em um momento em que não existe crescimento e desenvolvimento se não houver colaboração, inovação e gestão de qualidade”, destaca.