Cursos de Administração e Ciências Contábeis poderão ser cursados no formato semipresencial

2015-04-10_190211
Na modalidade semipresencial, o currículo será composto por 50% das disciplinas presenciais e 50% no formato virtual

Nova formatação dos cursos amplia acesso ao ensino e se estende a todas as unidades universitárias

Os estudantes interessados em cursar Administração e Ciências Contábeis na Universidade de Caxias do Sul poderão ingressar no ensino superior no formato semipresencial. A possibilidade se estende para todas as unidades universitárias da UCS: em Caxias do Sul, Vacaria, Bento Gonçalves, Farroupilha, Nova Prata, Guaporé, Canela e São Sebastião do Caí.
A novidade atende a uma demanda do público da Instituição: a flexibilidade, representada pela possibilidade de estudar em casa ou onde o acadêmico preferir, permite que a formação seja adaptada à sua rotina. O benefício se evidencia para quem reside em cidades distantes dos campi, otimizando tempo e recursos.
Com a mesma estrutura curricular das graduações presenciais e uma metodologia de ensino personalizada, as formações semipresenciais são fundamentadas na universidade. Os bacharelados em Administração e em Ciências Contábeis registram, em 2017, 49 anos de história. Já o ensino a distância foi implantado em 2004, momento em que a Universidade iniciou a primeira graduação na modalidade no Rio Grande do Sul – a Licenciatura em Pedagogia, que hoje é avaliada pelo MEC com o conceito 5.
A Universidade de Caxias do Sul prioriza o uso criativo das tecnologias na aprendizagem e uma nova formatação dos ambientes de ensino, que se expandem para além da sala de aula e também se concretizam em meios virtuais.
Ao romper com os modelos tradicionais de ensino e aprendizagem, centralizados no professor, os ambientes constituem novos espaços formativos com propostas pautadas em uma relação dialógica. A política de ensino favorece, dessa forma, a autonomia do estudante durante seu processo formativo.

Metodologia
Na modalidade semipresencial, o currículo será composto por 50% das disciplinas presenciais e 50% no formato virtual – presentes de forma variada durante todos os semestres.Os alunos serão capacitados para atuar no processo de aprendizagem EAD e precisarão comparecer à Universidade para as avaliações. Enquanto isso, nas disciplinas off-line, as aulas ocorrem no turno da noite (com a possibilidade de encontros vespertinos).
Na plataforma virtual, os acadêmicos vão percorrer uma trilha de estudos a cada unidade de aprendizagem, na qual terão acesso a recursos como videoaulas e outros materiais, produzidos pelos cursos, trechos de obras e e-books, participarão de fóruns, conferências e terão a possibilidade de construir trabalhos coletivamente.
Toda essa construção será orientada e acompanhada por professores e tutores capacitados e titulados. Os discentes também terão acesso a toda estrutura da UCS, como o sistema de bibliotecas e seu grande acervo de livros físicos e digitais.

Inscrições
O Vestibular de Verão da Universidade de Caxias do Sul será realizado no dia 26 de novembro, às 13h30min. Os prédios onde se realizarão as provas serão abertos às 12h e fechados às 13h15min. É possível se inscrever até 20 de novembro, no site da UCS.