Curso para evitar cair em fake news é ofertado para professores

2015-04-10_190211
O curso é totalmente gratuito e ofertado 100% on-line, o professor tem liberdade de realizá-lo no tempo que desejar

A Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul divulgou na última semana a realização de um curso com o objetivo de os professores da rede pública e particular para lidar com as novas tecnologias e passar aos alunos um pensamento crítico diante das notícias falsa, as chamadas Fake News. A capacitação chamada Educação Midiática, terá de 30h de duração, onde serão trabalhados conceitos da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e está dividida em quatro módulos que serão oferecidos pela plataforma on-line no link www.educamidia.org.br.
Os módulos são divididos nos seguintes temas: Comunicação como Direito; Campo Jornalístico-Midiático; Produção e Circulação de Informação na Era Digital e, por fim, Comunicação de Marcas e Novos Formatos de Marketing.
Conforme o diretor do Departamento Pedagógico, José Adílson Antunes, o aprendizado para as novas mídias digitais está entre as principais competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Essa necessidade não é nova, mas ganha cada vez mais urgência à medida em que saber filtrar e dar sentido ao grande fluxo de informações é um exercício diário para o conhecimento de professores e alunos”, destaca.

Fake News
As Fake News são notícias falsas publicadas por veículos de comunicação como se fossem informações reais. Esse tipo de texto, em sua maior parte, é feito e divulgado com o objetivo de legitimar um ponto de vista ou prejudicar uma pessoa ou grupo (geralmente figuras públicas).
As notícias têm um grande poder viral, isto é, espalham-se rapidamente. As informações falsas apelam para o lado emocional do leitor/espectador, fazendo com que as pessoas consumam o material “noticioso” sem confirmar se é verdade ou não o seu conteúdo.