Curso de Cinema de Animação inédito começa no próximo sábado, em Bento

2015-04-10_190211

No próximo sábado, dia 7, começa o curso de Cinema de Animação, um dos mais aguardados em Bento Gonçalves. O diretor de animação, desenhista e roteirista, Maurício Sabbi (que possui pelo menos 15 anos de experiência) é o grande fomentador da ideia e o professor do curso. Durante as aulas serão apresentados filmes inéditos e os alunos estudarão através deles os conceitos básicos para se criar histórias animadas.
“Não é necessário ser expert em desenho para participar das aulas, basta ter afinidade com o lápis e claro, gostar de desenhar”, diz Sabbi. Juntamente com as técnicas em estudo, o professor também irá abordar tipos de equipamento profissionais e soluções de baixo custo para os iniciantes. Os alunos mais aplicados poderão montar seus filmes para participarem em festivais do brasil e também internacionais, ou até mesmo expor na internet.
As aulas começam no dia 7, às 14 horas, mas já nesta sexta-feira, no mesmo horário, haverá uma aula pré-curso, que segundo Sabbi, serve para os alunos conhecerem a ideia e a proposta. Neste dia serão exibidos alguns filmes de cinema de animação. “Para quem quer entender do curso antes de se inscrever, esta palestra inicial gratuita é bem importante”, salienta o professor.
Ainda segundo Sabbi, a escolha de Bento foi pontual para que o curso acontecesse na cidade.
“A gente estava pensando em trazer para Bento porque aqui já tem uma linha de cinema e as pessoas trabalham com uma linha de produção. Vamos trabalhar com técnicas para entender como fazer o movimento dos personagens, roteiros e desenvolver histórias, e entender um pouco qual a tecnologia é utilizada para desenvolver uma boa animação”, explica.
As aulas acontecem na Avenida Osvaldo Aranha, 933, sala 203, no atelier Artebel. Mais informações pelo telefone 54 3055 3406.

Cinema de animação
no Brasil
A animação brasileira completou um século em 2017. Há 101 anos, no dia 22 de janeiro de 1917, foi exibido o primeiro filme brasileiro de animação da história: O Kaiser. O curta, do cartunista Álvaro Marins, exibido no Cinema Pathé, na Avenida Rio Branco no Rio de Janeiro, perdeu-se no tempo.
Hoje, o Brasil é reconhecido internacionalmente, com premiações consecutivas no festival de animação mais importante do mundo, Annecy – festival realizado anualmente na cidade de Annecy, na França, criado em 1960 e organizado pela Associação Internacional de Filmes de Animação (Association d’International du Film d’Animation). Por dois anos consecutivos, longas brasileiros venceram o prêmio Cristal do festival.
Uma História de Amor e Fúria, de Luiz Bolognesi, foi o vencedor em 2013 e O Menino e o Mundo,de Alê Abreu, recebeu o prêmio Cristal de Melhor Filme pelo júri e pelo público, em 2014. Outro filme, da única mulher brasileira premiada no festival, é o curta Guida (2015), de Urbes. Soma-se a isso o fato de o longa Menino e o Mundo ter recebido indicação ao Oscar, em 2016.
De acordo com a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), 373 filmes de animação foram produzidos no Brasil entre 2000 e 2004. Enquanto 216 filmes foram produzidos no Brasil nos anos 1990. Ou seja, foram produzidos 72% a mais do que na década anterior.

Fortalecimento do setor
e exportação de
talentos
Apesar das demandas, a força do setor de animação nacional é cada dia maior, conforme avalia a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Uma prova foi a compra da animação Lino, de Rafael Ribas, pelos estúdios Fox. O filme, dublado por Selton Mello, Paolla Oliveira e Dira Paes, estreou no dia 7 de setembro do último ano em mais de 400 salas do Brasil.
Outro destaque da animação é o estúdio brasiliense Anim’all, que tem feito sucesso nas redes sociais desde que começou a animar tirinhas do quadrinista Caio Gomez. Com relação à exportação de talentos, um dos nomes mais lembrados é o de Matias Liebrecht. O paulistano trabalhou com o londrino Tim Burton em Frankenweenie, filme da Disney de 2012. O brasileiro também atuou no longa Isle of dogs, do americano Wes Anderson. Com previsão de lançamento em 2018, o filme terá as vozes de Edward Norton, Bill Murray, Tilda Swinton e Scarlett Johansson, dentre outros nomes estrelados.