Curiosidades sobre a uva

2015-04-10_190211

A uva é um dos frutos mais antigos que existem, seu cultivo começou há cerca de 6 a 8 mil anos atrás no Oriente Médio. Segundo a Bíblia, Noé foi o primeiro homem a cultivar a videira (árvore da uva). Fato é que a uva traz uma série de benefícios, sendo uma fruta importante para quem não abre mão de uma alimentação saudável e equilibrada.
A videira, também conhecida como vinha ou parreira é uma árvore com tronco retorcido, ramos flexíveis e folhas grandes, as quais são repartidas em cinco lóbulos pontiagudos. Ela pode ser cultivada em todas as regiões de clima temperado, sendo originária da Ásia. As uvas nascem em forma de cachos, que podem ter de 15 a 300 frutos.
Do ponto vista dietético as uvas contêm 74 calorias, 4% da proteína e 16% dos glícidos por cada 100 gramas.
A uva pode ser considerada um dos frutos mais completos. É rica em açúcar e vitaminas A, B, C, sais minerais e proteínas.
Para que se conserve por mais tempo, guarde a uva em lugar fresco, de preferencia na gaveta da geladeira própria para verduras e frutas.
Antes de guardar, retire os bagos estragados, para que não deteriorem as outras uvas. As folhas de uva, secas e trituradas e aplicadas em compressas, aliviam dores de cabeça, inflamações e sensações de ardor de estômago.
Tomadas em forma de chá, elas aliviam sintomas de menopausa, combatem acnes (espinhas) e hemorragias. As cascas das uvas contêm um pigmento vegetal que regula os níveis de colesterol no sangue.