Cuidando da coluna do seu melhor amigo

2015-04-10_190211

Como muitos humanos, os pets também sofrem de dores na coluna. Este problema é uma das principais queixas nas clínicas veterinárias e pode ser sinal de algo mais grave, como hérnia de disco, por exemplo. Além da dor na coluna, a respiração ofegante, tremor, incômodos ao ser encostado ou pego no colo, não conseguir sentar ou deitar com facilidade, dificuldade para andar, arrastar a patinha e perder a coordenação, são outros sinais que apontam para o problema.
A hérnia é detectada por meio de ressonância magnética ou tomografia computadorizada. O tratamento pode ser feito com o uso de anti-inflamatórios e sessões de fisioterapia ou cirurgia.

Como prevenir
Peso do animal: a sobrecarga nas articulações potencializa a hérnia. Evite hábitos sedentários e mantenha uma alimentação balanceada e apropriada.
Raças que possuem predisposição: lhasa apso, shih tzu, daschund e bulldog francês tem maior propensão a desenvolver problemas de coluna. É recomendado evitar subir e descer obstáculos para evitar agravamento da doença.
Exercício: estimule caminhadas e brincadeiras para melhor desenvolvimento dos músculos. O fortalecimento muscular ajuda a proteger a coluna.
Colo somente com muito cuidado: ao pegar o pet no colo, segure-o, ao mesmo tempo, pelo tórax e pela região pélvica. Outra dica importante é o uso da coleira peitoral, que oferece maior suporte e evita forçar a coluna.
Muito carinho e massagens: movimentos suaves na coluna do pet ajuda a relaxar e amenizar dores e tensões.