Cuidados na hora do bronze são essenciais para evitar marcas e queimaduras

2015-04-10_190211

Para evitar o sol diário para se bronzear, muita gente optar pelo bronzeamento artificial, que oferece menos perigo já que age apenas na cama superficial da pele. Porém é preciso ficar atento aos cuidados necessários em ambos os tipos de procedimentos. No artificial estão inclusas as categorias a jato, autobronzeador e hidratantes que bronzeiam. As máquinas de bronzeamento, vale ressaltar, são proibidas pela Anvisa desde 2009, porque aumentam o risco de câncer de pele.
Todos os tipos de bronzeamento artificial oferecem DHA, uma substância que reage com a queratina na pele, promovendo a cor desejada. Essa substância pode ser usada até mesmo por mulheres grávidas, mas sempre da maneira adequada para evitar manchas.
As restrições são para as pessoas que sejam alérgicas ou estejam fazendo algum tratamento com ácido no rosto. Para que o bronze resulte em uma cor homogênea, a recomendação é fazer esfoliação na pele uma semana antes, por duas ou três vezes, principalmente nas partes que têm mais queratina, como joelhos e cotovelos. Para manter o bronzeado por mais tempo, a dica é deixar a pele sempre hidratada.

Bronzeamento a jato
O bronzeamento a jato é um pigmento que é aplicado na pele da mulher com uma pistola, de forma a ficar por igual e deixar a pele com um aspecto moreno bem natural, com um acabamento tão perfeito que é quase impossível dizer que a pessoa está com um bronzeado artificial.
Ele tem durabilidade de até 15 dias e vai desbotando a cor. A aplicação dura em torno de 10 minutos, mas é importante que espere por 15 a 20 minutos para a secagem completa. A técnica é indicada para quem tem acima de 15 anos, possui sensibilidade ao sol ou qualquer outra doença que impeça de bronzear. Cuidado para não usar descolorantes nos pelos e nem depilá-los após o bronzeamento.

Autobronzeador
A tecnologia tem tornado o efeito desses cremes mais natural e, com a prática e algumas dicas de especialistas, as chances de manchar a pele são mínimas. O único risco, no entanto, está em acreditar que a cor deixada pelo autobronzeador dispensa o uso de filtros solares. Diferentemente da melanina, que tem um discreto efeito protetor, a melanoidina não é capaz de bloquear os raios ultravioleta. Por isso, sob o sol, mesmo bronzeada, é fundamental aplicar um protetor para evitar queimaduras e manter a pele mais saudável.
O resultado de usar autobronzeador pode ser apenas para eliminar aquele brancão ou até deixar a pele levemente bronzeada. Para um tom mais clarinho e suave, use 2 vezes na semana, para um tom mais bronzeado, no início use todos os dias e depois de 3 em 3 dias para manter o tom. Vale também fazer uma esfoliação antes de aplicar o produto. Capriche em cotovelos, joelhos, tornozelos e pés, pois normalmente são mais ásperos e tendem a acumular mais o creme. Cuidado para não aplicar na pele úmida, que causa irregularidade na absorção, manchando a pele;

Exposição solar
O ideal é usar sempre protetor solar com fator de proteção de no mínimo 30. No caso de queimaduras, é bom usar água termal, que acalma a pele e é uma ótima cicatrizante, assim com o chá gelado de camomila. Quando a pele fica vermelha, são os raios UVB que agem; já os raios UVA não dão sinais imediatos, mas em longo prazo, e esse é o perigo, como lembrou a dermatologista.