Cuidados essenciais com o hamster de estimação

2015-04-10_190211
A fase de transição do hamster pode durar até três semana

Antes de trazer o seu novo pet para casa, certifique-se de preparar a gaiola e todos os outros acessórios adequadamente, garantindo que a transição de lar seja o mais tranquila e leve possível para o seu novo bichinho.
Seu hamster pode viver em uma gaiola de metal com uma base bastante sólida e segura, além de uma abertura grande o suficiente para sua mão poder entrar; ou em um aquário de vidro com uma tampa que permita bastante ventilação. Cubra o chão da gaiola com serragem ou outro material indicado pelo seu profissional de confiança.

Primeiros cuidados
Uma casinha bem ventilada e espaçosa, de acordo com o tamanho do seu hamster;
Bebedouros e comedouros instalados;
Rodinha para os exercícios diários e brinquedos para o seu pequeno roedor;
Uma casinha ou túnel para ele dormir;
Substrato ou outros materiais atóxicos;
Feno ou outras folhas secas indicadas pelo profissional de sua confiança.
Depois de confortavelmente instalado em um local seguro, longe de janelas (hamsters não lidam bem com sol direto, frio ou correntes de ar muito fortes) e bem protegido dos outros pets da sua casa, dê um tempo para que ele se adapte ao novo lar.
Permita que ele se esconda na casinha ou no túnel e só o chame para fora de vez em quando, conversando gentilmente com ele enquanto ele explora o seu novo habitat. Para um primeiro contato direto, tente oferecer um pedaço de comida e faça um carinho leve entre as orelhas dele enquanto o assiste comer.
Caso ele fuja do seu contato, seja paciente e tente novamente depois de alguns minutos. Seja sempre gentil e evite atrapalhá-lo quando ele estiver dormindo, pois hamsters podem ser bastante mal humorados ao acordarem.
Esta fase de transição deve durar cerca de três semanas, período em que você e seu novo pet se ajustarão ao novo cenário. De qualquer forma, todos os cuidados são bastante simples e podem, inclusive, contar com a ajuda de crianças.