Cuidados de pele, lábios, cabelo e unhas

2015-04-10_190211

Os cuidados com a pele não devem ser tomados apenas durante o verão. Nos dias frios, um dos problemas que costuma acontecer bastante são bolinhas vermelhas concentradas em algumas regiões, como braços, parecidas com cravinhos. Esta é uma manifestação chamada ceratose pilar, causada pelo ressecamento da pele e, por isso, torna-se mais comum no inverno. A umidade do ar fica mais baixa, a poluição mais concentrada e por causa das temperaturas mais baixas, transpira-se menos, fazendo com que a pele fique ressecada. O couro cabeludo tende a descamar ( dermatite seborréica), as mãos e cutículas ficam mais ásperas e ressecadas.

Efeitos do tempo frio nas unhas

O frio deixa o sangue mais espesso, fazendo com que a sua passagem pelas veias seja mais lenta, e isso desacelera o crescimento e deixa a unha bem fraca. E ninguém quer unhas fracas, não é? Por isso, é importante usar sempre bases fortalecedoras, com nutrientes pró-crescimento na sua composição.

Carregue sempre na bolsa um protetor labial

Se você é daquelas pessoas que saem de manhã cedinho, que é a hora em que as temperaturas estão mais baixas, não deixe de colocar na sua bolsa um bom hidratante corporal. Além disso, você não pode se esquecer dos lábios, eles também são os grandes prejudicados na época do frio. Então coloque também o protetor labial em sua bolsa, de preferência um que tenha vitamina B15, pois irá auxiliar muito na prevenção e tratamento das fissuras labiais.

Por que durante o inverno a pele tende a ressecar mais?

Por causa das baixas temperaturas é comum as pessoas “esquecerem” de tomar água durante o inverno. A vontade de matar a sede está mais ligada ao calor que é feito no verão e as atividades físicas. Mas especialistas afirmam que não beber a quantidade de água certa durante o dia, mesmo no inverno, pode trazer problemas para a saúde. Você pode nem saber, mas beber água ajuda a manter a beleza da pele, dos cabelos, das unhas e até evitar a celulite. Os médicos orientam a beber de 1,5 a 2 litros por dia. Essa quantidade, em média, é o gasto por uma pessoa adulta durante o dia, seja fazendo a digestão, no suor, na urina ou alguma outra atividade. Água ajuda na digestão, mantém a pele hidratada e evita doenças renais. Muitas pessoas costumam trocar no inverno a água mineral por bebidas quentes, como café, chá, cappuccino, chocolate quente. Segundo a nutricionista Caline Nogueira, isso deve ser evitado. “A água não pode ser substituída nunca por outro tipo de bebida. Ela tem suas funções muito bem definidas. As bebidas quentes até ajudam a manter o corpo quente, mas só a água traz os benefícios da hidratação”, explica.

O frio tem relação com o surgimento da caspa e seborreia?

O frio pode agravar a dermatite seborréica, que é uma inflamação crônica da pele, porque no frio há uma descamação maior da pele. A dermatite seborréica ocorre principalmente na face e couro cabeludo. As manifestações mais frequentes são caracterizadas por intensa produção de oleosidade, descamação e prurido (coceira). A causa é desconhecida, mas há a presença de oleosidade excessiva e de um fungo na região afetada. Deve-se hidratar bem a pele após o banho, pois o creme penetra melhor. Já para as peles acnéicas, oleosas, deve-se usar hidratantes oil-free.No couro cabeludo deve-se usar shampoos próprios para tratar a dermatite seborréica (antifúngicos).

É verdade que a oleosidade do cabelo aumenta durante a estação?

Ao contrário da pele que no inverno tende a ficar ressecada por causa da desnaturação das proteínas. O cabelo pode aumentar a oleosidade devido à dermatite seborréica. Outra ação que prejudica o cabelo é o uso diário do secador. No frio, é comum utilizar o secador com mais frequência, porém esse hábito em excesso acaba deixando os cabelos mais frágeis e ressecados ao longo do tempo. Por isso, é importante evitar ao máximo as ferramentas de calor e, caso for utilizá-las, opte por ajustar a temperatura em modo mais ameno para evitar danos.  Além disso, sempre que for recorrer ao secador e chapinha, aplique um leave-in nutritivo com proteção térmica antes de ligar o aparelho para blindar os fios da ação do calor. Além disso o frio intensifica o aparecimento das pontas duplas. Deixar de aparar os fios durante a temporada irá deixá-los com um aspecto espigado e sem vida, o que acaba afetando o visual.

Alimentação adequada

O ideal é comer legumes, hortaliças e frutas, alimentos que são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele. As frutas ricas em vitamina C, como o morango, a laranja, a mexerica, o limão e a cereja, entre outras; e vegetais, como o brócolis, o repolho e a cenoura, são exemplos de alimentos para esta estação. A soja é outro alimento que deve ser adicionado à dieta saudável. Ela é rica em isoflavonas – substâncias que evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade da pele. Adicione também castanhas, nozes e amêndoas, que são  ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes, importantes aliados para manter a pele saudável e bonita.