Cuidados com o seu gato no Natal

2015-04-10_190211

As árvores artificiais são mais seguras do que as naturais por causa das agulhas dos pinheiros. Os pinheiros largam um cheiro intenso que chama a atenção do gato que muitas vezes engole as agulhas que, por serem pontiagudas e finas, são capazes de perfurar os órgãos internos do gato. O material das árvores artificiais pode também ser tóxico, mas não é tão perigoso como as agulhas naturais.

Use um repelente para gatos na base da árvore para afastar o ato.
Não coloque a árvore junto a móveis, cadeiras ou sofás que possam servir de rampa de lançamento para os gatos.
Torne a árvore de Natal menos atrativa, utilizando uma decoração minimalista. Os enfeites na ponta dos ramos da árvore, sobretudo se balançarem, são irresistíveis para os gatos.
Os enfeites devem ser de materiais inquebráveis, tais como plástico. Não utilize ganchos ou fios para segurar os enfeites, pois são perigosos, se engolidos.
As luzes de Natal devem estar bem longe do alcance dos seus gatos já que eles gostam bastante de roer, sobretudo os gatinhos. Elas podem dar choque ou até eletrocutar o gato, por isso cubra-as com fita.
Se utilizar velas como ornamentação certifique-se que o seu gato não tem acesso a elas, pois são facilmente derrubadas, podendo originar incêndios bem como o gato pode queimar os bigodes, as patas, ou a cauda.
Lembre-se que o seu gatinho apenas pode comer a comida dele. Nesta época natalícia pode comprar uma ração diferente e especial, mas não lhe dê da sua comida. Os alimentos demasiado ricos, demasiado gordos ou demasiado temperados podem provocar-lhe um problema intestinal. E os doces são absolutamente proibidos.
O Natal é a época em que a família se reúne. Mas muitas pessoas juntas, gente desconhecida e barulho são coisas que vão deixar o seu gato muito agitado. O gato é um animal de hábitos rotineiros e, por isso opte por deixá-lo numa divisão quentinha e confortável com comida e água, longe do rebuliço da festa.