Cuidados com o jardim no outono

2015-04-10_190211

O outono começou oficialmente. Para muitas pessoas isso é motivo de alegria, porque com a chegada da nova estação, o calor do verão, que por muitas vezes prejudica as plantas, vai embora. Mas mesmo com o início de uma temporada de clima mais ameno, é preciso ficar atento alguns detalhes para garantir que o desenvolvimento de suas plantas não seja prejudicado. Confira:
É muito normal as folhas caírem nesta época do ano. Muitas pessoas acabam se preocupando e fazendo a poda antes do tempo, o que é muito prejudicial para as plantas. O ideal é saber apreciar a beleza das árvores em todas suas fases. Você sabia que a queda das folhas faz parte de uma “estratégia” das árvores para se proteger do frio e reduzir o gasto com energia? Como os dias são mais curtos e a incidência de luz solar é menor, as árvores mudam seus aspectos para se manterem vivas e saudáveis.

Composto orgânico para adubação
Uma alternativa é fazer pilhas destas folhas e compactar. Esse processo se chama mulching, um material seco que pode se colocado ao redor de árvores, na horta e em canteiros. Os benefícios do mulching são: diminuição dos inços, aumento do teor de matéria orgânica do solo, e redução da evaporação de regas e chuvas.
Não é recomendado fazer as podas que vão florescer no início da primavera, já que isso pode prejudicar sua floração. O ideal é realizar apenas uma poda de limpeza, retirando as folhas amareladas e os galhos secos.

Retire as ervas daninhas
Como o outono tem temperaturas mais fresquinhas, você pode diminuir a quantidade de água na rega, já que a evaporação da água acontece de forma mais lenta.