Cuidados com coelho de estimação

2015-04-10_190211

Ter um pet é sempre uma alegria. Normalmente, as pessoas escolhem cachorros ou gatos, mas também é possível escolher outros bichinhos, como o coelho, como animal de estimação. Eles costumam fascinar as crianças, além de serem extremamente fofos. No entanto, apesar disso, muitas pessoas esquecem de avaliar os cuidados que esse animal exige e não consideram a longevidade do bichano. Por isso, antes de ter um coelho, conheça algumas curiosidades da espécie:

Alimentação
Animais de estimação devem ter uma alimentação balanceada e fresca. No caso dos coelhos, deve ser oferecido ração própria para coelhos, legumes, feno e alfafa em pequenas quantidades. “Petiscos próprios e folhas verdes escuras como espinafre, brócolis, couve, escarola, agrião, almeirão, acelga, folha de cenoura e de beterraba também são permitidos”, afirma Angélica. “Os tutores não devem oferecer sementes de frutas, biscoitos, pães, bolachas, doces, alface, repolho ou couve-flor”, completa.

Higiene e saúde
Manter o ambiente onde o animal vive limpo é essencial para sua saúde. “É preciso limpar sempre a gaiola e locais onde o coelho fica, assim como seus comedouros e bebedouros”, diz a especialista. “Também é necessário cortar as unhas e dar banhos. Eles podem usar shampoo neutro e perfumes produzidos para os cães”, completa.
Outra dica importante é sobre os exercícios e descanso. Os coelhos precisam de, pelo menos, 30 minutos diários de exercícios e espaço confortável para descansar. Vacinas e antipulgas não são necessários para essa espécie, mas vermífugos devem ser dados a cada seis meses mediante indicação de um médico veterinário especializado em coelhos.

Fezes
Muitas pessoas acabam desistindo de ter um coelho ou os doam quando descobrem que essa espécie costuma ingerir suas próprias fezes. “É importante entender muito bem o animal para saber como cuidar e respeitar suas diferenças”, diz Angélica. “Os coelhos, de fato, comem as próprias fezes. Eles fazem isso porque não possuem a enzima responsável pela digestão da celulose. Assim, em seu intestino existe uma flora de microrganismos (bactérias e protozoários) que ajudam na digestão. Quando o coelho defeca, uma parte desses microrganismos sai junto com as fezes. Por isso, eles engolem as fezes novamente para repor a flora intestinal”, completa. Com isso, eles também reaproveitam os aminoácidos e a vitamina B12 produzidos pela ação dos microrganismos.

Personalidade
Os coelhos são criaturas muito sensíveis e podem até mesmo morrer de susto. Por isso, é preciso avaliar muito bem o ambiente a que serão expostos e ir acostumando o animal aos poucos ao cotidiano da casa, barulhos e locais que ele terá acesso. Eles podem, por exemplo, ficar soltos no jardim por um período, mas devem ser acostumados a isso aos poucos. “O primeiro passo é entender a personalidade do seu animalzinho. Alguns são mais agitados e poderão adorar brincar ao ar livre. Já os mais tímidos e ansiosos podem não se acostumar a grandes espaços ou ambientes agitados”, orienta Angélica.

Mimos, carinho e diversão
Os coelhos gostam muito de colo e carinho nas pontas das orelhas. “Eles também aceitam muito bem o uso de roupinhas e se adaptam a peitorais e guias para passear”, revela Patricia Maeoka, sócia-proprietária do pet shop Hiperzoo. E quem pensa que brinquedos são exclusividade dos cães e gatos, está muito enganado. Os coelhos adoram brincar. “A personalidade de um coelho determina quais brinquedos ele gosta. Antes de começar a reunir itens para ele, tente descobrir as suas preferências”, afirma Angélica. “No começo, deixe que ele saia da gaiola ou viveiro por conta própria e venha até você. Deixe-o explorar um espaço que seja seguro e preste atenção às coisas com as quais ele interage”. Segundo ela, alguns coelhos são trituradores, ou seja, gostam de rasgar papel e panos para se divertir. Outros gostam de arremessar brinquedos para, depois, ir buscá-los. Além disso, alguns coelhos gostam de derrubar objetos.