Cuidado com a quantidade

2015-04-10_190211

De acordo com uma nova pesquisa do The University College, em Londres, alguns pais não estão alimentando bem os seus bebês. O estudo analisou dados da rotina de alimentação de 2564 bebês entre 4 e 18 meses em relação a quantas refeições eles consumiam por dia e qual era o tamanho do prato.
Os pesquisadores perceberam que as crianças com sobrepeso estavam comendo uma média de 141 calorias, em comparação a 130 calorias. “O estudo sugere que a frequência com que se alimentam não tem impacto no peso e não é como se os pais dos bebês com sobrepeso estivessem dando uma barra de chocolates para os filhos. A verdade é que eles comem porções maiores”, disse Hayley Syrad, autor do estudo, à BBC.

Muitos pais não veem o fato de o filho ser um “bebê gordinho” como algo negativo
Isso é uma coisa que precisa tomar cuidado, pois maus hábitos alimentares nos primeiros anos podem ter consequências para toda a vida. A nutricionista clínica do Hospital Sepaco, Marcia Camargo Fanti, alerta que obrigar a criança a “raspar o prato” não é um hábito saudável. “Esse pensamento faz os pequenos acreditarem que devem comer até não aguentar mais, podendo causar transtornos alimentares e até obesidade”, explica.
É preciso respeitar quando a criança afirma que está satisfeita e criar uma rotina de alimentação em que horários sejam respeitados e não haja distrações, como TV ligada, para garantir um número de refeições suficientes. Vale também, orientar a criança a comer devagar para que ela possa reconhecer aos poucos seu nível de saciedade.
Ainda existem poucas recomendações de órgãos de saúde em relação à quantidade que bebês devem comer, já que isso varia muito em relação ao tipo de alimento e estilo de vida da família. Porém, o Sistema de Saúde da Inglaterra divulga em seu site algumas sugestões. O órgão indica que os pais comecem servindo porções pequenas e deixem que os filhos peçam por mais se ainda estiverem com fome. Ele também orienta que as refeições infantis não sejam servidas em pratos de adultos, pois isso é um incentivo para porções exageradas.