Crotalária Breviflora é a melhor solução contra o mosquito da dengue

2015-04-10_190211
og:image

Uma planta que cresce pouco, de 60 cm a 1 m, que pode ser plantada em casas e condomínios também é a principal arma contra a dengue porque atrai a libélula, um inseto predador do mosquito da dengue e da febre amarela. Normalmente cultivada como cobertura vegetal, floresce em até 90 dias, ou seja: 4 a 5 vezes mais rápido que as outras 550 espécies de crotalárias existentes no mundo, que geralmente demoram de 6 meses a 1 ano para dar flores. Devido ao porte baixo e por ser uma espécie má hospedeira de nematóides, tem rápido florescimento, se torna um dos melhores adubos verdes de pomares e plantações . Controla ervas daninhas e fornece nitrogênio para a cultura consorciada, por seu porte baixo permite o trânsito de máquinas e pessoas nas entrelinhas. São plantas pouco exigentes e com grande potencial de fixação biológica de nitrogênio. O seu crescimento é mais rápido e tem sido muito usada como adubo verde em rotação com diversas culturas e no enriquecimento do solo. O manejo (corte/incorporação/dessecação) deve ser feito na fase de pleno florescimento, quando o adubo verde apresenta o máximo acumulado de nutrientes.

Nas cidades podem ser plantadas em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos e inclusive nas margens dos rios, ela atrai a Libélula que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes Aegypti. Os ovos nascem, viram larvas e essas larvas se alimentam de outras larvas, inclusive do mosquito transmissor da dengue. Além de tudo isso, a libélula adulta se alimenta de pequenos insetos e o Aedes Aegypti faz parte do seu cardápio, o que pode diminuir a manifestação.

Benefícios
Considerada um dos melhores Adubos Verde para terras improdutivas, traz Nitrogênio para a terra, e plantas ao redor;
Tem características recicladoras, recuperadoras, protetoras, melhoradoras e condicionadoras de solos que não são férteis;
Aumento da capacidade de armazenamento de água no solo;
Controle de nematóides fitoparasitos;
Descompactação, estruturação e aeração do solo;
Diminuição de amplitude da variação térmica diuturna do solo;
Fornecimento de nitrogênio fixado direto da atmosfera;
Intensificação da atividade biológica do solo;
Produção de fitomassa para formação da cobertura morta;
Proteção de mudas-plantas contra o vento e radiação solar;
Proteção do solo contra os agentes da erosão e radiação solar;
Rápida cobertura do solo e grande produção de massa verde em curto espaço de tempo;
Reciclagem de nutrientes lixiviados em profundidade;
Recuperação de solos de baixa fertilidade.
Redução da infestação de ervas daninhas, incidência de pragas e patógenos nas culturas, quintais e jardins;
Suprimento de matéria orgânica ao solo.
Fitorremediação, desintoxicação do solo, redução de metais pesados e/ou resíduos de defensivos;
Matéria prima para compostagem;
Contribui para o sequestro de carbono que envenena outras plantas sensíveis.

Prefeituras distribuem sistematicamente sementes de Crotalária Breviflora

A cidade de Andradina e Rio Preto (SP), por registrar altos índices de casos de dengue e para ajudar no combate à doença a prefeitura resolveu aumentar a distribuição de sementes de crotalária para população. O projeto começou em 2014 quando Andradina registrou apenas 49 casos da doença. Um ano antes foram três mil casos confirmados. Em 2015 a cidade teve uma nova epidemia 1.829 casos positivos duas pessoas morreram. Neste ano para ajudar a controlar a doença o objetivo é plantar quase 300 quilos de semente.

A planta de origem indiana é muito usada na recuperação de solo. Em Andradina está espalhada por toda cidade mas a missão dela é outra: proteger os moradores do mosquito que transmite dengue chikunguya e o vírus zika. A crotalária atrai a libélula predador natural do Aedes aegypti. O engenheiro agrônomo Cláudio Gotardo explica que o inseto pode eliminar o Aedes aegypti quando ele já é adulto ou ainda em forma de larva. “Essa libélula vai fazer suas posturas em água limpa igual ao Aedes e a larva da libélula se alimenta da larva do mosquito e a libélula adulta se alimenta também do mosquito adulto” afirma o engenheiro agrônomo. Para atrair os insetos a planta tem que produzir flores e a florada acontece de 90 a 120 dias. Para espalhar as flores da crotalária pela cidade a participação do morador é importante. Por isso as agentes de saúde entregam sementes da planta durante as visitas casa a casa. “A gente está prevenindo com esta planta que é uma forma natural de combate” afirma a dona de casa Márcia Amaral.