Crianças surdas estão fora da sala de aula e prefeitura não cumpre a lei de Libras

2015-04-10_190211
og:image

Depois de Boletins de Ocorrência, que relataram abuso físico e moral contra dois alunos surdos em escola do Município Caminhos do Aprender em 2018, muitos pais se recusaram a mandar seus filhos de volta para a sala de aula no ano de 2019. Sem o acompanhamento do profissional que é de direito, por lei, para as crianças com deficiência auditiva, a escola Caminhos do Aprender é a única opção na cidade para atender estas crianças

O município se nega a cumprir a lei que exige profissional formado na linguagem de libras para acompanhar os alunos em sala de aula e também não disponibiliza transporte para uma escola especializada em Caxias do Sul, que é referência regional em educação para surdos, que é a exigência dos pais. Sem nenhuma opção e correndo riscos de mais tratos contra seus filhos indefesos os pais protestaram na quarta-feira em frente à secretaria Municipal de Educação, que prometeu se reunir com as mães na tarde de quinta-feira, 13, o que não aconteceu.

Até o momento o prefeito Pasin continua insensível aos apelos dos pais, apesar do baixo custo do transporte dos alunos até a escola especializada, e alega que prefeitura não pode arcar com estes custos. Lembrando que a prefeitura faz “investimentos” aleatórios, como o de quase dois milhões de reais num aeródromo que nunca recebeu um voo comercial para justificar o investimento. Há relatos de crianças que ficaram sem frequentar a escola em 2019. As crianças que deveriam iniciar o ano letivo de 2020 assistidas por profissionais especializados em Libras (linguagem dos surdos), estão sem a proteção da lei e também estão sem a opção de procurar estudo na escola especial na cidade vizinha. Até o fechamento desta edição não houve progressos nos pleitos das mães das crianças especiais.