Crianças podem auxiliar nas tarefas domésticas

2015-04-10_190211

Atividades melhoram noções de responsabilidade e autonomia. 

 

Auxiliar os pais nas tarefas domésticas faz muito bem para as crianças, pois as ajuda no desenvolvimento de habilidades, na percepção de seus interesses e também na formação de noções de responsabilidade, cuidado, autonomia e independência.

Arrumar a cama, organizar brinquedos, guardar as louças e até mesmo cuidar do jardim são exemplos de atividades que podem ser atribuídas aos pequenos, para que eles, desde cedo, já percebam a dinâmica do lar, entendendo que é dever de cada membro da família trabalhar pela organização. Ao ajudar os pais, as crianças também se sentem úteis e parte da família, o que fortalece sua autoestima.

 

De 2 a 3 anos

 

Mesmo que pequenos, por volta dessa idade as crianças já são capazes de realizar tarefas simples, como: guardar brinquedos e calçados, levar roupas sujas para o cesto, limpar pequenas superfícies e até ajudar na organização da mesa na hora da refeição. Essas tarefas auxiliam a desenvolver a coordenação motora grossa, o equilíbrio e a agilidade, além de estimular a organização.

 

De 4 a 5 anos

 

Como incentivo aos estudos, nessa faixa etária as crianças já podem começar a arrumar a mochila da escola. Outras tarefas indicadas são: tirar pó de alguns móveis, organizar itens da casa (como guardar as compras), regar plantas, ajudar a arrumar o quarto, colocar roupas na máquina de lavar e até guardar louças. Essas atividades estimulam a orientação espacial e a autonomia, além da capacidade de cuidar de outros seres vivos.

 

De 6 a 8 anos

 

Com essa idade as crianças já começam a ter noções de responsabilidade e cuidado, sendo indicadas as seguintes tarefas domésticas: esvaziar o lixo do banheiro, ajudar a estender e tirar roupas do varal, lavar louças, varrer e passar pano em alguns cômodos menores da casa, guardar roupas, organizar armários e até ajudar os pais no preparo de algumas refeições. As tarefas trabalham a coordenação motora fina e grossa.

 

Acima de 8 anos

 

Aqui, a criança já consegue desempenhar funções mais complexas, como limpar o próprio quarto, cuidar do animal de estimação, preparar lanches, trocar a roupa de cama, ajudar a preparar o jantar e, caso tenha, pode começar a ajudar a cuidar de um irmão mais novo. Tudo isso auxilia na noção de cooperação das crianças.