Crianças canhotas podem ser mais precoces na matemática

2015-04-10_190211
Parte das crianças canhotas tende a desenhar bonecos, figuras ou pessoas que olham para a direita

As crianças canhotas representam 12% da população mundial infantil e, ainda que ao longo da história tenham sido perseguidas ou tachadas inclusive de bruxas, hoje em dia ser canhoto é considerado totalmente normal, e são raros os casos em que os pais tentam reorientar a criança para que escreva com a mão direita.
Os pesquisadores não estão de acordo sobre a razão em ser canhoto. Há quem opine que isso se deve a um desequilíbrio entre a cooperação e a competição na evolução do ser humano, alto nível de testosterona ou genética. Um dos estudos acerca da condição, do Peabody College confirma que as crianças canhotas podem ser mais precoces em matemática e também que elas têm um rápido desenvolvimento da linguagem.
Elas ainda têm vantagens em certos esportes como o futebol ou o tênis em relação aos jogadores destros. Além disso, os estudos revelam que podem ser mais atléticos e ter melhor visão espacial, por isso os canhotos abundam nos esportes de elite.
Outras curiosidades são que a porcentagem de pessoas canhotas se mantém praticamente invariável desde a pré-história.
Outras constatações da pesquisa
1. Ser canhoto é mais comum em meninos (11%) do que em meninas (9%) sem que tenham sido determinadas as causas.
2. Os estudos revelam que a criança canhota administra pior suas emoções, as áreas co córtex cerebral que processam as emoções negativas como a ira ou a hostilidade apresentam maior atividade.
3. Há uma grande incidência de crianças canhotas em gêmeos, em que um dos dois é canhoto, mas é muito raro encontrar casos em que ambos sejam canhotos.
4. A maior parte das crianças canhotas tende a desenhar bonecos, figuras ou pessoas que olham para a direita.
5. Na maioria dos países a porcentagem de crianças canhotas é de 10%, exceto no Japão, onde é apenas de 2%.
6. O hemisfério direito do cérebro é o que manda sobre a parte esquerda e trabalha sobre a criatividade, as idéias ou a imaginação, por isso é comum se falar que os canhotos têm um grande temperamento artístico.
7. Os pesquisadores descobriram que as conexões entre o lado esquerdo do cérebro e o direito se realizam mais rapidamente nos canhotos. Isso indica que são mais ágeis mentalmente e pensam mais rápido.