Criada a tela de smartphone que se conserta sozinha

2015-04-10_190211

Cientistas criam um novo material que pode ser a solução para evitar a troca de display em caso de danos

Danos na tela do celular são frequentes. Após uma queda, o display pode se espatifar no chão ou mesmo ficar com aquele efeito terrível “teia de aranha”. Então, começa uma maratona de aborrecimentos e custos, é claro, para consertar a tela quebrada ou, em último caso, providenciar um novo aparelho. E é buscando a solução para esse problema que os cientistas acabaram de criar um material que, além de resistir às pancadas, tem a capacidade de se regenerar sozinho em caso de arranhões ou quebras.
Elaborado por químicos da Universidade da Califórnia em Riverside, esse novo material é composto de polímetro esticável e de sal iônico, conseguindo expandir-se até 50 vezes mais em relação às dimensões originais.
De acordo com Chao Wang – cientista à frente do estudo – uma peça foi quebrada ao meio durante um dos testes, e em 24 horas, as duas partes já estavam unidas novamente.
Vale lembrar que esta não é não é a primeira vez que um material com capacidade de autocura é elaborado, porém, se tratando de conduzir eletricidade (afinal a tela precisa ser sensível ao toque dos usuários) este é pioneiro. Alguns modelos da marca LG já utilizam uma tecnologia similar na parte traseira do aparelho, mas não no display, exatamente pela necessidade de se ter a condução elétrica.
Mas a novidade vai demorar um pouco para chegar ao mercado. A previsão é que os primeiros modelos sejam comercializados somente em 2020. O pesquisador afirma. “Dentro de três anos, mais produtos com autocura irão para o mercado e mudarão a nossa vida cotidiana. Isso fará nossos celulares alcançarem um desempenho muito melhor do que de agora”.